Página inicial > Ultimas Notícias > Consun suspende calendário da escolha de reitor e vice-reitor por tempo indeterminado

• Publicado: Terça, 24 de Março de 2020, 15h24

23.03.2020 CONSUN Foto Alexandre de Moraes 4

Em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira, 23 de março, o Conselho Universitário (Consun) da UFPA aprovou, por unanimidade, a suspensão de todas as datas e prazos do processo de escolha de reitor e vice-reitor da Universidade. A motivação para a suspensão é o cenário  epidemiológico causado pelo novo coronavírus, que levou à paralisação das atividades na UFPA. A reunião foi realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), com participação presencial e por videoconferência de conselheiros, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias para a proteção contra o vírus.

No início da reunião, Gregório Neto, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), fez a leitura de uma carta aos conselheiros, assinada por 80 Centros Acadêmicos e outras representações estudantis, defendendo a suspensão dos prazos até que a situação seja normalizada. “É imprescindível que as ações sejam efetuadas com rapidez e eficácia, e dessa forma, suspender a data e os prazos da consulta é fundamental para que a universidade possa dedicar os esforços administrativos necessários no combate à Covid-19”.

23.03.2020 CONSUN Foto Alexandre de Moraes 5A professora Jane Beltrão, presidente da  Comissão Organizadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária, justificou o pedido de suspensão do calendário. “Se as datas fossem mantidas, não poderíamos realizar a discussão que é necessária para escolher as autoridades universitárias, com uma universidade esvaziada”.

Segundo o pró-reitor de Extensão, professor Nelson José de Souza Júnior, que presidiu a sessão, o processo será retomado assim que a situação se estabilizar e a Universidade voltar ao funcionamento normal. “A situação é sem precedentes, não podemos tratar o que nunca ocorreu com situações do nosso passado histórico. O que precisamos fazer hoje é nos isolarmos. Não podemos manter as relações usuais e cotidianas que conservamos e que nos fazem estar na Universidade”.

23.03.2020 CONSUN Foto Alexandre de Moraes 3De acordo com nota oficial divulgada no último dia 17 de março, as atividades acadêmicas e administrativas da Universidade estão suspensas até o dia 12 de abril por conta da pandemia do coronavírus. Porém, uma vez que o cenário epidemiológico não seja normalizado até essa data, o período de suspensão pode ser prorrogado e, caso isso aconteça, o calendário de escolha dos novos dirigentes da Instituição também irá se manter suspenso.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes