Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA produz álcool gel para atender a unidades acadêmicas e a hospitais universitários

• Publicado: Terça, 24 de Março de 2020, 12h36

Produção álcool gel1

Em tempos de pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, professores da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Pará  e alunos dos Programas de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF)  e em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) tomaram a iniciativa de produzir álcool gel para suprir as necessidades de higiene das unidades acadêmicas  da Instituição e dos hospitais universitários.

A iniciativa foi idealizada pelos professores José Otávio Carréra, farmacêutico responsável e coordenador do projeto; Mauro Sérgio Marques, da disciplina de Tecnologia Farmacêutica; e Roseane Ribeiro, da disciplina Garantia da Qualidade de Produtos e Insumos Farmacêuticos e Cosméticos. A equipe envolvida na produção é formada por docentes e discentes de pós-graduação que trabalham na área da Saúde. A proposta foi apresentada na última semana à Reitoria da UFPA, que imediatamente a aprovou e viabilizou os meios para a produção.

Produção álcool gel 3O processo de produção do álcool será realizado no Laboratório de Tecnologia de Fitoterápicos (LTFito) da Faculdade de Farmácia, seguindo as diretrizes das Boas Práticas de Manipulação. O álcool gel será destinado para uso dos Hospitais Universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), e para unidades acadêmicas, como núcleos, institutos, faculdades, prédios administrativos, bibliotecas, entre outros.

“Todos os envolvidos foram convidados e se manifestaram favoráveis ao engajamento neste projeto. Foi um trabalho de construção da logística, desde a aquisição de insumos, confecção da rotulagem, produção, embalagem, controle da qualidade e entrega do produto final”, conta a professora Roseane Ribeiro.

A proposta da produção semanal, inicialmente, será de 200 quilos, no entanto poderá ser aumentada de acordo com as demandas da Administração Superior da UFPA.

Produção álcool gel 4Risco das “receitas caseiras” - Nos últimos dias, tem circulado pelas redes sociais algumas dicas para produzir soluções caseiras para higienização das mãos, em virtude da alta busca por álcool gel nas farmácias e nos supermercados de todo o país. Para a professora Roseane Ribeiro, as receitas caseiras devem ser desencorajadas, uma vez que não têm respaldo nenhum de sua eficácia e podem trazer risco à saúde das pessoas.

“A preparação deve ser feita de acordo com a técnica de manipulação, sendo necessária a realização do controle de qualidade por profissionais farmacêuticos e/ou químicos, a fim de garantir a qualidade e segurança do produto. Assim, acredita-se que as pessoas devem ter bastante cautela nesse momento delicado e evitar, ainda assim, qualquer outro tipo de risco à sua saúde”, recomenda.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA