Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga vídeos com informações sobre o novo coronavírus

UFPA divulga vídeos com informações sobre o novo coronavírus

• Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 20h18

vídeos corona

Com o objetivo de fornecer informações seguras sobre o novo coronavírus e os cuidados necessários para a prevenção diante da COVID-19, a Universidade Federal do Pará produziu uma série de vídeos respondendo às dúvidas mais frequentes sobre o agente infeccioso e a doença. As respostas são dadas pela professora e pesquisadora Rita Medeiros, infectologista do Hospital Universitário João de Barros Barreto, uma das referências no diagnóstico e tratamento de enfermidades infectocontagiosas no estado. Todos os vídeos são acessíveis em Língua Brasileira de Sinais e estão disponíveis aqui.

O reitor Emmanuel Tourinho explica que os vídeos fazem parte de uma série de ações que a Universidade tem desenvolvido para colaborar no combate ao coronavírus. “O objetivo é informar a comunidade, primeiramente da própria UFPA, e também a comunidade externa, já que nós estamos disponibilizando esse material em uma plataforma digital acessível a todas as pessoas interessadas. Os vídeos fornecem informações seguras e embasadas no conhecimento científico que já acumulamos sobre a doença”, explica.

A iniciativa partiu do grupo de trabalho (GT) constituído para o enfrentamento do coronavírus na UFPA, formado por vários profissionais de diferentes áreas e pesquisadores da saúde na instituição.

Emmanuel Tourinho ressalta que os vídeos têm um diferencial por três razões: “Primeiro, respondem a perguntas básicas, que certamente a maioria das pessoas gostaria de fazer e para as quais, muitas vezes, não há ainda respostas disponíveis. Segundo, essas perguntas são respondidas pela professora Rita Medeiros, uma profissional que alia a experiência de médica a um trabalho como pesquisadora, atuando em nossos programas de pós-graduação. E terceiro, todos os vídeos estão acessíveis em Libras, alcançando pessoas surdas, que também precisam de informação, o que é uma medida de respeito e de preocupação nossa com a inclusão”, sintetiza.

Ao todo, são 13 vídeos informativos que dizem respeito às características da doença, aos sintomas, aos cuidados individuais e coletivos necessários quanto à prevenção e ao tratamento da COVID-19, ao diagnóstico, a como proteger os idosos e ao que deve ser feito em caso de suspeita da doença. As informações são repassadas de modo didático e acessível, facilmente aplicáveis ao dia a dia da população.

Sobre a importância da atuação da universidade pública no combate ao coronavírus, o reitor reitera: “A UFPA é uma das instituições mais importantes da nossa sociedade. Ela contribui para o desenvolvimento do estado do Pará de todas as maneiras. Em um momento como este que estamos vivendo, de crise aguda na saúde pública e de dificuldades variadas para toda a população, é uma satisfação poder disponibilizar serviços úteis à sociedade”.

Outros conteúdos informativos podem ainda ser acessados na página coronavirus.ufpa.br, site especialmente criado pela Instituição para esclarecimentos sobre o vírus e a COVID-19. Também estão disponibilizadas informações sobre os serviços da Universidade que permanecem em funcionamento e os que sofreram alterações, bem como atualizações sobre suspensão de prazos, editais e demais atividades acadêmicas.

Para acessar os vídeos, clique aqui.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução dos vídeos