Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > INEP divulga editais do Enem 2020
Início do conteúdo da página

INEP divulga editais do Enem 2020

  • Publicado: Terça, 31 de Março de 2020, 20h20

Enem2020

Já estão disponíveis, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os editais para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM-2020). A nota do Enem é utilizada como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior. Na Universidade Federal do Pará (UFPA), a nota é usada no Processo Seletivo (PS) para concorrer às vagas nos cursos ofertados pela Universidade em todo o estado.

Este ano, pela primeira vez, as provas serão aplicadas nas versões impressa e digital, de acordo com a escolha do candidato. Os dois formatos de exame serão aplicados em datas diferentes e o local será determinado pelo INEP. As inscrições para a Enem serão realizadas de 11 a 22 de maio de 2020.

Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve ler os editais e  certificar-se se aceita os atos normativos e as condições estabelecidas para a realização das duas versões do exame. Aqueles que se inscreveram e não realizaram a prova no último ano devem justificar a ausência no Enem 2019 e/ou solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2020. A data para justificativa e solicitação de isenção é de 6 a 17 de abril, no site de INEP

Inscrição - A inscrição para as duas versões do exame ocorrerá de 11 a 22 de maio de 2020, na página do INEP. No momento da inscrição, o candidato deverá informar o seu número de CPF e a data de nascimento. Para quem não for isento, a taxa de inscrição será de R$85,00 (oitenta e cinco reais) e pode ser paga até o último dia da inscrição. Depois de finalizada, a inscrição não pode ser cancelada, ainda que dependa da confirmação de pagamento.

Isenção da taxa de inscrição - A solicitação para a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2020 pode ser feita de 6 a 17 de abril. Pode solicitar a isenção o candidato que: esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2020, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; tenha cursado todo o ensino médio em escola de rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para quem não conseguir a isenção, a data para o pagamento da taxa de inscrição é de 11 à 22 de maio.

Exame impresso - A escolha pela prova impressa será feita no momento da inscrição. A prova será aplicada no dia 1 e 8 de novembro. De acordo com o Edital, O candidato que optar por se inscrever no Enem 2020 impresso, não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir sua inscrição, não poderá alterar sua opção. O candidato que precisar de recursos de acessibilidade deverá informar no momento da inscrição.

Exame digital - A adesão a versão digital do exame é opcional e pode ser feita no momento da inscrição, com um limite de até 100 mil participantes. A prova será realizada nos municípios que constam no Anexo I do edital. É importante ressaltar que o estado do Pará não irá aplicar a versão Digital do exame, apenas a impressa. O Enem digital será aplicado em locais autorizados pelo INEP e não será possível fazer a prova em um computador particular.

A aplicação da prova digital será nos dias 11 e 18 de outubro. O participante que optar por se inscrever no Enem 2020 digital, conforme a disponibilidade de vagas por estado e município, não poderá se inscrever na edição impressa. Após a conclusão da inscrição não será possível alterar a opção escolhida. Para essa versão não haverá disponibilidade de recursos de acessibilidade.

Sobre a prova - O exame, nas versões impresso e digital, será constituído de quatro provas objetivas e uma redação. A redação, nas duas versões, será em formato impresso. No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração. No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.

Serviço:

Editais Enem 2020

Inscrições de 11 à 22 de maio

Edita dal prova Impressa

Edital da prova Digital

Mais informações no site do INEP

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução INEP

registrado em:
Fim do conteúdo da página