Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > ICB disponibiliza cartilha com orientações sobre como combater a propagação do coronavírus
Início do conteúdo da página

ICB disponibiliza cartilha com orientações sobre como combater a propagação do coronavírus

  • Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 20h11

cartilha icb

Um grupo de professores, alunos e técnicos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFPA criou uma cartilha com informações sobre como se prevenir em relação ao coronavírus, quais os modos de contágio do vírus, como proceder ao entrar em contato com um caso confirmado, entre outras informações importantes para a prevenção da doença.

A ideia de criar a cartilha surgiu no momento em que foram suspensas as atividades presenciais na Universidade, e professores, técnicos e estudantes se reuniram em um grupo de discussões on-line para conversar sobre os assuntos que seriam importantes de ser trabalhados no atual cenário epidemiológico do país.

“A primeira atividade que acordamos em fazer foi elaborar uma cartilha para orientar a população sobre os cuidados que deveríamos ter com o coronavírus. O motivo disso é que existe uma grande quantidade de fake news e uma quantidade enorme de informações circulando, que muitas vezes podem não ter uma linguagem adequada ou trazer interpretações erradas para a população”, explica o professor José Ricardo Vieira, diretor do ICB.

A cartilha, que é de autoria de professores e alunos do ICB, foi produzida com base em informações coletadas com professores especialistas em pesquisas voltadas para as áreas de Virologia e Educação. O material disponibiliza informações sobre a origem da doença, formas de contágio, quais são os grupos mais suscetíveis ao contágio, como evitar a propagação da doença, quais órgãos da saúde devem ser contatados uma vez que a pessoa tenha os sintomas da doença, além de indicar hábitos importantes para a proteção pessoal.

Cartilha ICB 02“Esta cartilha tem como vantagem o fato de ter uma linguagem muito fácil. É uma linguagem que você pode utilizar para instruir crianças e pessoas que tenham uma formação totalmente fora da área de Ciências Biológicas. Ela foi feita com uma linguagem popular, inclusive usando termos paraenses”, ressalta o professor José Ricardo Vieira.

A linguagem acessível já tem favorecido o uso da cartilha na conscientização de crianças e adultos por todo o estado. Professores que trabalham com Educação e Saúde estão usando o material para melhorar a comunicação entre as pessoas que têm dificuldades para entender termos técnicos que normalmente são usados para a propagação das informações relacionadas à saúde.

Próximos passos - Para facilitar ainda mais esse processo de compreensão de informações científicas que são importantes de serem disseminadas para o combate da Covid-19, a mesma equipe que elaborou a cartilha agora está com um projeto para gravação de vídeos com a presença dos próprios professores especialistas para explicar as especificidades de diversos tópicos que envolvem o combate ao coronavírus. Os vídeos também serão disponibilizados on-line.

“A importância da ciência para a humanidade é indiscutível. Só estamos neste nível de qualidade de vida e de comunicação graças às descobertas da ciência. Então a ciência, como um todo, deve ser divulgada para que nós possamos nos desenvolver como seres humanos”, finaliza o professor.

Acesse a Cartilha aqui.

Texto: Maissa Trajano - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Cartilha

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página