Página inicial > Ultimas Notícias > Artigo de professor da UFPA é eleito o melhor de 2019 por revista internacional de software

• Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2020, 17h14

devops tecnologia nuvem

O artigo “Adotando DevOps no mundo real: uma teoria, um modelo e um caso de estudo” (Adopting DevOps in the real world: A theory, a model, and a case study), de autoria do professor do Programa da Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPA, Gustavo Pinto, em parceria com o auditor do Tribunal de Contas da União Welder Pinheiro Luz e com o professor da Universidade de Brasília Rodrigo Bonifácio, foi selecionado, entre mais de 1200 inscritos, como o melhor artigo do ano de 2019 de uma das mais prestigiadas revistas de engenharia de software do mundo. A escolha foi feita em virtude da importância da temática abordada.

O trabalho, publicado na revista Journal of Systems and Software, investiga como várias empresas do mundo estão adotando DevOps - um novo paradigma de desenvolvimento de software em que equipes, que eram antes divididas entre desenvolvedores (o "Dev") e o time de infraestrutura (do inglês, operator, o "Ops"), agora estão fundidas em uma única responsabilidade. Isso foi possível em razão dos avanços em serviços de nuvem (como o Amazon Web Services), que facilitam o processo de implantação e atualização de um sistema de software.

“Este reconhecimento destaca a importância da qualidade de pesquisas que são desenvolvidas no Brasil, o que se torna ainda mais relevante em um momento de descrédito de atividades científicas e do ensino público. Também acredito que resultados assim são importantes para trazer um pouco de ânimo para a comunidade brasileira, que, sim, é possível ter bons resultados em pesquisa em momentos tão difíceis quanto o atual”, afirma o professor e autor Gustavo Pinto.

O artigo -  O trabalho teve dois grandes objetivos: o primeiro era entender e caracterizar o processo empregado por equipes de desenvolvimento de software que adotaram DevOps com sucesso. Após esse entendimento, o segundo objetivo era propor um modelo para que outras empresas interessadas em adotar DevOps pudessem utilizar para maximizar as chances de sucesso do seu processo de adoção.

“Para alcançar esses objetivos, fizemos 15 entrevistas com equipes de desenvolvimento e infraestrutura em empresas de vários países que adotaram DevOps. Nas entrevistas, estávamos interessados em entender o que os motivaram para adotar DevOps, como DevOps foi adotado na empresa, quais foram as dificuldades etc. Ao longo das entrevistas, entendemos que existem alguns passos similares que essas empresas estão seguindo. Esses passos organizados e adaptados para o nosso modelo para adoção de DevOps”, explica o professor.

Depois disso, esse modelo foi aplicado na prática, em uma outra empresa que estava com dificuldades em adotar DevOps, e, ao longo de algumas semanas, o processo e as dificuldades enfrentados foram analisados.

“Esse estudo é importante porque várias empresas de desenvolvimento de software estão migrando para esse modelo DevOps, uma vez que se percebeu que assim se consegue entregar software mais frequentemente e, consequentemente, consegue-se corrigir bug mais rápido e, por resolver bug mais rápido, se melhora a satisfação do usuário. Essas empresas podem se beneficiar do modelo proposto e, assim, terem sua transição para um modelo DevOps facilitada”, completa Gustavo Pinto.

Journal of Systems and Software - É uma revista que circula desde 1979, de grande reconhecimento na área da computação, com ênfase em trabalhos na área da Engenharia de Software. Na Capes,  a revista é avaliada como A2, numa escala que vai de A1 até B5 (A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5), sendo o A1 de maior relevância.

De acordo com a revista, são recebidos mais de 1200 submissões de artigos todos os anos. Os membros do corpo editorial então se reúnem anualmente para avaliar e escolher qual foi o melhor artigo publicado na revista. Para ler o artigo vencedor em 2019, clique aqui.

Texto: Nayana Batista – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Google