Homem de 56 anos é o primeiro paciente a receber alta da Unidade de Terapia Intensiva em Covid-19 do Hospital Barros Barreto
Na tarde de sexta-feira, 10 de abril, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) concedeu a primeira alta de paciente proveniente da Unidade de Terapia Intensiva para Pacientes com Covid (UAC-19) da instituição. José Carlos da Silva, de 56 anos, morador de Belém, ficou internado na UTI por cinco dias e deixou o hospital aplaudido pela equipe assistencial. Clique aqui e assista.
Diabético, José Carlos apresentou quadro gripal no dia 23 de março, com tosse, febre, dor de cabeça e dificuldade para respirar, e foi transferido da atenção básica ao HUJBB no dia 4 de abril. Com a confirmação do diagnóstico de Covid-19, ele foi transferido para a unidade de cuidados intensivos onde recebeu toda a assistência e medicação necessária até a melhora do quadro clínico. Na volta para casa, ele agradeceu a todos os profissionais que prestaram atendimento durante o período de internação.
“Não tenho nem palavras para agradecer. Eu entrei aqui com uma incerteza, e saio daqui com uma certeza, porque eu fui bem cuidado nesse lugar”, afirma José Carlos, que segue para isolamento domiciliar e continuidade do tratamento em casa. A família também está isolada há 15 dias e tomando os cuidados necessários para a prevenção da Covid-19.
A esposa do paciente, Maria Edileuza Silva, afirma que toda a família está isolada há pelo menos 15 dias e ninguém apresentou nenhum sintoma. “O Carlos chegou hoje em casa e está passando bem, se alimentando, não está sentindo mais febre, agora é só terminar a recuperação e fortalecer a imunidade. Nós agradecemos e estamos orando por toda a equipe do Barros Barreto que teve contato direta ou indiretamente com ele”, comenta.
Regina Feio Barroso, superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), comemorou a alta do paciente junto à equipe assistencial. “Estamos atravessando um momento muito delicado, mas temos profissionais competentes e dedicados que, todos os dias, trabalham empenhados para que tenhamos momentos como esse”, afirma a gestora dos hospitais da Universidade.
Contudo ela reitera as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que as pessoas fiquem em suas casas e tomem as corretas medidas de prevenção contra o novo coronavírus. Ela reforça: “Cada um que fizer a sua parte evitando sair nas ruas, usando máscaras e lavando as mãos está contribuindo para que os nossos profissionais possam voltar logo para suas famílias, assim como foi possível para o José Carlos”.
Equipe - Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em análises clínicas, fisioterapeutas, residentes da área médica e multiprofissional, técnicos-administrativos, maqueiros, profissionais de serviços gerais são algumas das especialidades que atuam no combate à Covid-19 no Hospital Barros Barreto. No Pará, o HUJBB é referência para casos graves que necessitam de internação que chegam por meio de encaminhamento das unidades básicas de saúde.
Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.
Texto: Paola Caracciolo - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Edna Castro e Cinthia Mendes - Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Redes Sociais