Página inicial > Ultimas Notícias > Homem de 56 anos é o primeiro paciente a receber alta da Unidade de Terapia Intensiva em Covid-19 do Hospital Barros Barreto

• Publicado: Sexta, 10 de Abril de 2020, 17h54

fachadabarros2016 Foto Edna Castro

Na tarde de sexta-feira, 10 de abril, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) concedeu a primeira alta de paciente proveniente da Unidade de Terapia Intensiva para Pacientes com Covid (UAC-19) da instituição. José Carlos da Silva, de 56 anos, morador de Belém, ficou internado na UTI por cinco dias e deixou o hospital aplaudido pela equipe assistencial. Clique aqui e assista.

Diabético, José Carlos apresentou quadro gripal no dia 23 de março, com tosse, febre, dor de cabeça e dificuldade para respirar, e foi transferido da atenção básica ao HUJBB no dia 4 de abril. Com a confirmação do diagnóstico de Covid-19, ele foi transferido para a unidade de cuidados intensivos onde recebeu toda a assistência e medicação necessária até a melhora do quadro clínico. Na volta para casa, ele agradeceu a todos os profissionais que prestaram atendimento durante o período de internação.

“Não tenho nem palavras para agradecer. Eu entrei aqui com uma incerteza, e saio daqui com uma certeza, porque eu fui bem cuidado nesse lugar”, afirma José Carlos, que segue para isolamento domiciliar e continuidade do tratamento em casa. A família também está isolada há 15 dias e tomando os cuidados necessários para a prevenção da Covid-19.

A esposa do paciente, Maria Edileuza Silva, afirma que toda a família está isolada há pelo menos 15 dias e ninguém apresentou nenhum sintoma. “O Carlos chegou hoje em casa e está passando bem, se alimentando, não está sentindo mais febre, agora é só terminar a recuperação e fortalecer a imunidade. Nós agradecemos e estamos orando por toda a equipe do Barros Barreto que teve contato direta ou indiretamente com ele”, comenta.

paciente recebe alta no HUJBBRegina Feio Barroso, superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), comemorou a alta do paciente junto à equipe assistencial. “Estamos atravessando um momento muito delicado, mas temos profissionais competentes e dedicados que, todos os dias, trabalham empenhados para que tenhamos momentos como esse”, afirma a gestora dos hospitais da Universidade.

Contudo ela reitera as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que as pessoas fiquem em suas casas e tomem as corretas medidas de prevenção contra o novo coronavírus. Ela reforça: “Cada um que fizer a sua parte evitando sair nas ruas, usando máscaras e lavando as mãos está contribuindo para que os nossos profissionais possam voltar logo para suas famílias, assim como foi possível para o José Carlos”.

Equipe - Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em análises clínicas, fisioterapeutas, residentes da área médica e multiprofissional, técnicos-administrativos, maqueiros, profissionais de serviços gerais são algumas das especialidades que atuam no combate à Covid-19 no Hospital Barros Barreto. No Pará, o HUJBB é referência para casos graves que necessitam de internação que chegam por meio de encaminhamento das unidades básicas de saúde.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Paola Caracciolo - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Edna Castro e Cinthia Mendes - Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh