Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da UFPA produz vídeos para auxiliar famílias de crianças com necessidades especiais

• Publicado: Terça, 14 de Abril de 2020, 17h17

aprende

As complicações desse período de pandemia atingem a todos, principalmente aqueles que precisam de um cuidado extra no dia a dia, como as pessoas com necessidades especiais. Para não deixar parte dessas pessoas desamparadas, o Projeto Atendimento e Pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento (Aprende) tem produzido uma série de vídeos para auxiliar as famílias de crianças com necessidades especiais que recebem intervenção comportamental.

Os vídeos estão sendo elaborados com foco no desenvolvimento de atividades dentro de casa, especialmente neste período de isolamento social. “Nesse momento, no qual é fundamental que as pessoas permaneçam em casa para ajudar a reduzir a taxa de contágio da Covid-19, os vídeos podem ajudar as famílias de pessoas com necessidades especiais a manterem o trabalho com seus filhos, de forma que as crianças possam fortalecer habilidades aprendidas, e também a aprenderem novas habilidades com o acompanhamento on-line de um analista do Comportamento”, explica o professor Carlos Souza, um dos coordenadores do projeto.

Segundo ele, o tipo de tratamento que crianças com necessidades especiais recebem requer que os procedimentos e os exercícios sejam trabalhados de forma intensiva pelo menos 20 horas por semana. Quando os procedimentos também são realizados pelos cuidadores das crianças no dia a dia, aumentando a intensidade da intervenção, os resultados são melhores.

“Os vídeos estão sendo elaborados para auxiliar famílias de crianças com necessidades especiais, que recebem intervenção comportamental, a desenvolverem também atividades em casa. O modelo de intervenção para pessoas com necessidades especiais preconizado pela Análise do Comportamento requer que os procedimentos de ensino sejam trabalhados de forma intensiva. Dessa forma, o engajamento e o treino dos pais para aplicarem os procedimentos também em casa já é parte central da intervenção comportamental dirigida ao ensino de pessoas com necessidades especiais”, ressalta.

Os vídeos, a que se pode assistir no canal do YouTube do projeto, são produzidos por professores e por alunos de graduação e de pós-graduação, por bolsistas CNPq e Capes e por voluntários do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA. O material apresenta estratégias de ensino baseadas na Análise do Comportamento, uma abordagem científica, baseada em evidências, que, na sua vertente aplicada, procura desenvolver soluções para problemas socialmente relevantes

Aprende - Fundado em 2012, o Projeto Atendimento e Pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento é uma iniciativa do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) da UFPA e parte integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento Cognição e Ensino (INCT ECCE).

O projeto é uma proposta de ensino, pesquisa e extensão voltada para a formação, nos diferentes níveis (graduação, mestrado e doutorado), de profissionais com experiência em pesquisa e atendimento a crianças com atraso no desenvolvimento cognitivo; a pesquisa básica sobre ensino de repertório discriminativo; a pesquisa aplicada sobre variáveis relativas a procedimentos de intervenção e o atendimento a crianças com atraso no desenvolvimento cognitivo, em especial as diagnosticadas com autismo.

O Aprende tem contado com o apoio da Organização Não Governamental (ONG) Amora e tem trabalhado em parceria com o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) para selecionar crianças de famílias de baixa renda, diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para receberem intervenção comportamental.

Mais informações sobre o projeto aqui. Acesse os vídeos aqui.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Projeto Aprende