Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de Especialização EaD da UFPA/UNA-SUS oferta módulo sobre a pandemia de Covid-19

• Publicado: Terça, 21 de Abril de 2020, 19h13

Covid 19

A pandemia de Covid-19 tem levantado várias dúvidas e questionamentos não só por parte da população em geral, como também de profissionais da área de saúde que estão diante de uma doença nova, com poucos estudos conclusivos. Pensando nisso, o Curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade Federal do Pará (UFPA), ofertado na modalidade a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), implementou um novo módulo, intitulado “Coronavírus: Evolução da Pandemia e Plano de Contingência no Pará”. O intuito é fornecer informações qualificadas sobre a pandemia e abrir um fórum de debate para que os participantes possam compartilhar e esclarecer suas dúvidas.

O curso de especialização é voltado aos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), que atuam na Atenção Primária à Saúde no estado do Pará. É ofertado desde 2017 por meio da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), que atua em parceria com diversas instituições de ensino superior, entre elas, a UFPA, visando à formação continuada dos profissionais que atuam no SUS.

Pagina principal moduloA iniciativa da criação do módulo foi da coordenadora do curso de especialização, a professora Socorro Castelo Branco, do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA, que observou que existiam muitos profissionais com dúvidas em relação à pandemia de COVID-19. “Como a maioria dos médicos está atuando na linha de frente do combate à doença em todo o Brasil pelo Programa Mais Médicos, eles sentem dificuldade de se atualizar e de se informar e as atividades diárias não permitem. Com isso, nós resolvemos criar um módulo, que não estava previsto, e o disponibilizamos para todos os médicos, tanto para os que estão fazendo o curso, quanto para aqueles que já o concluíram”, explicou a coordenadora. O módulo foi ofertado para 930 profissionais, no Pará, cadastrados na UNA-SUS, e cerca de 400 cursistas estão participando das atividades e discussões.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, a oferta ampla do novo módulo sobre a COVID-19 é uma iniciativa importante da Universidade para orientar os profissionais que estão na linha de frente do atendimento na rede pública de saúde: “A iniciativa de oferta do novo módulo demonstra a sensibilidade com o momento que estamos vivendo e com a importância de investir na formação dos profissionais que estão atuando no enfrentamento da pandemia. Nesse sentido, é também valioso que o módulo seja aberto a profissionais que não estão atualmente matriculados no curso de especialização, mas estão atendendo aos pacientes. Temos que levar a informação científica mais atualizada a todas as pessoas que dela podem usufruir para cuidar bem da população. A UFPA agrega esta iniciativa às ações institucionais de combate ao coronavírus com grande satisfação e reconhecendo o trabalho importante das(os) docentes responsáveis, sob a coordenação da professora Socorro Castelo Branco”.

Especialização UNA SUS CovidLançamento - Para marcar a abertura do módulo, foi realizada, no dia 23 de março, uma webconferência com a professora e pesquisadora Rita Medeiros, infectologista do Hospital Universitário João de Barros Barreto e presidente do Grupo de Trabalho da UFPA sobre o novo coronavírus. Na ocasião, a professora traçou um panorama atual da pandemia, abordou modos de prevenção, possibilidades de tratamento e imunização, além de responder às perguntas dos cursistas. O encontro virtual também contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), como a diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Sâmia Borges, e a diretora de Vigilância Sanitária, Liene Câmara Ximenes, que prestou esclarecimentos sobre a proteção dos trabalhadores da saúde.

Sobre o módulo - O módulo “Coronavírus: Evolução da Pandemia e Plano de Contingência no Pará” é disponibilizado por meio da Plataforma Katuana e possui quatro unidades. Na unidade inicial, são disponibilizados os boletins atualizados do Ministério da Saúde, o fluxo de atendimento da doença na Atenção Primária à Saúde, o Plano de Contingência do Pará, além dos boletins específicos do estado com as informações sobre casos descartados, casos em análise, casos confirmados e óbitos.

Em uma segunda unidade, os cursistas têm acesso aos documentos produzidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), como: Procedimento Operacional Padrão, Plano de Contingência para o Coronavírus do Ministério da Saúde, Protocolo de Tratamento e Protocolo de Manejo. Também são divulgados cursos de curta duração ofertados pela UNA-SUS.

Na terceira unidade do módulo, são apresentadas orientações específicas sobre equipamentos de proteção individual (EPIs) usados, tanto na Atenção Primária como nas Urgências, de acordo com as normas da OMS. No módulo, também há uma unidade intitulada “Atualização”, que contém vídeos sobre novidades de tratamentos, diagnósticos e outros temas relevantes.

O módulo disponibiliza, ainda, um fórum de discussão que se destina ao debate e ao esclarecimento de dúvidas em relação ao novo coronavírus. No fórum, os médicos discutem sobre transmissão comunitária e notificação de casos suspeitos, possíveis medicamentos usados no tratamento, como a cloroquina, importância dos EPIs, tempo de uso de máscaras, plano de atendimento, entre outros assuntos. As dúvidas são respondidas pela coordenação do curso e pelos supervisores do PMMB, que são médicos com experiência pedagógica e atuação na Atenção Primária.

Texto: Divulgação UFPA Coronavírus
Fotos: Google e Acervo do Curso de Especialização em Saúde da Família (UFPA/UNA-SUS)