Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão disponibiliza cartilha com técnicas que ajudam a trabalhar a saúde mental

• Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2020, 17h59

Cartilha TO

Com foco em trabalhar a saúde mental e melhorar a qualidade de vida dos discentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), a equipe de Terapia Ocupacional do Projeto de Extensão “Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde do Discente Universitário da UFPA”, coordenada pela terapeuta ocupacional Thais Cabral, produziu uma cartilha com orientações para os estudantes em relação a como prevenir a ansiedade e o estresse em tempos de pandemia, como a do coronavírus. A cartilha possui dicas ilustrativas de exercícios fáceis de serem praticados.

Diante da necessidade de isolamento social, da suspensão das aulas e da suspensão das atividades da Universidade, os sentimentos de ansiedade e estresse podem ser algo comum para todos. Com base nisso, a cartilha traz orientações educativas e estratégicas capazes de minimizar esses efeitos negativos que podem surgir na nova rotina dos alunos da UFPA.

De acordo com a terapeuta ocupacional Thais Cabral, qualquer alteração forçada na rotina humana repercute diretamente na sua saúde mental e física, desencadeando, em alguns casos, estresse, ansiedade e até mesmo depressão. Por isso a oferta de informações de forma clara e acessível é importante e estratégica para prevenir e tratar eventos que afetem a saúde mental.

"Por sermos seres ocupacionais, compreendemos a necessidade de criar estratégias de readaptação e organização e/ou reorganização da rotina. Por isso a cartilha mostra sugestões da realização de alguns hábitos saudáveis que propiciem a qualidade de vida e minimizem episódios que ocasionam crises de estresse e ansiedade. Nosso objetivo é disseminar informação para prevenção de qualquer um desses eventos que possam acometer a saúde mental dos nossos alunos", afirma Thais Cabral.

A cartilha - A fim de alcançar o maior número de alunos possível, a cartilha foi confeccionada em uma linguagem simples, que abrange estratégias como exemplos de exercícios respiratórios para o controle da ansiedade, técnicas de automassagem para alívio do estresse, propostas de atividades de relaxamento, estratégias para melhor organização da rotina e dicas para melhorar o gerenciamento do sono.

Além disso, a cartilha utiliza também figuras que podem exemplificar as posturas ideais para a melhor respiração ou pontos-chave para a realização de automassagem, assim como um quadro de organização de rotina.

Projeto de Extensão - Promovido pela Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO), o projeto busca oferecer atendimento de fisioterapia e terapia ocupacional a todos os discentes da UFPA, sendo um atendimento voltado à reabilitação física e à saúde mental dos discentes da Instituição.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela faculdade, é necessário que o discente possua um cadastro na Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst). No dia e no horário marcados, o aluno deverá comparecer à faculdade, com cópia do comprovante de vínculo, matrícula ou de histórico acadêmico e documento de identificação com foto.

Vale ressaltar que atualmente não estão sendo realizadas atividades presenciais. Para agendamento de futuros atendimentos pós-quarentena e solicitação de recebimento da cartilha, encaminhar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira a Cartilha aqui.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA