UFPA participa da Marcha Virtual pela Ciência com transmissões ao vivo de quatro debates pelas redes sociais
A Universidade Federal do Pará (UFPA), integrando-se à programação nacional da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, promoverá, nesta quinta-feira, dia 7 de maio de 2020, a transmissão ao vivo, pela Internet, de quatro debates com convidados e especialistas, a respeito de temas relacionados ao papel e ao valor da ciência e da educação no combate à pandemia do coronavírus no país. Cada debate terá a duração de uma hora e poderá ser acessado pelo público, por meio das páginas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (Propesp) no Facebook e no YouTube, que transmitirão simultaneamente a programação.
A primeira transmissão será das 9h30 às 10h30, com a professora Rita Medeiros, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA, que irá conduzir o debate “A importância do isolamento social, recomendado pela OMS, sociedades científicas e da área da saúde, cientistas, médicos e especialistas”. Já das 14h às 15h, será a vez do professor Durbens Martins Nascimento, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA, discutindo, com especialistas, a temática “O desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde, em particular pela ação da Emenda Constitucional 95, e as ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa”.
Mais tarde, das 17h às 18h, a professora Zélia Amador de Deus, professora emérita da UFPA, irá dialogar com lideranças estudantis, indígenas e quilombolas sobre o tema “A necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo que apoiem, em particular, as camadas mais pobres e vulneráveis da população e reduzam a desigualdade social e econômica do País”. Por último, das 18h às 19h, o professor Emmanuel Tourinho, atual reitor da UFPA, irá debater, com seus convidados, o tema “A crise no financiamento da pesquisa científica no Brasil e suas consequências”.
As transmissões estão sendo organizadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), com apoio do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) da UFPA. O objetivo é divulgar, para a sociedade, a necessidade de enfrentar o momento atual com apoio em bases científicas e conduta ética para conter a pandemia do coronavírus.
O que é a Marcha Virtual pela Ciência? - Como é de conhecimento, desde meados de março, o Brasil sofre com a disseminação do coronavírus, cujos efeitos têm afetado diretamente a saúde e a rotina da população. A gravidade deste momento leva a sociedade a discutir e a repensar diversos de seus aspectos, entre eles aqueles relacionados à ciência e à educação.
Em vista disso, e com o objetivo de chamar atenção para a importância da ciência no enfrentamento da covid-19 e suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com suas Secretarias Regionais e Sociedades Científicas Afiliadas, em parceria com instituições de todo o país ligadas à CT&I, está promovendo, no dia 7 de maio de 2020, a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, uma manifestação nacional de professores, pesquisadores, estudantes e entidades civis, com atividades diversas transmitidas ao longo de todo o dia pelas redes sociais na internet. O mote principal da Marcha será o tema #paCTopelavida.
A UFPA une-se às outras instituições acadêmicas do país, incorporando-se ao movimento nacional, não somente pelas transmissões ao vivo pela internet que ocorrerão nas páginas da Propesp nas redes sociais, como também pela reunião de vídeos de docentes, estudantes e técnico-administrativos compartilhando suas impressões e palavras a respeito da importância da ciência e da educação no país, em meio à pandemia do coronavírus.
Nas transmissões ao vivo pela internet realizadas pela UFPA, os convidados e os especialistas irão abordar os diversos comprometimentos ocasionados pela pandemia na sociedade, principalmente no âmbito da saúde. Convém ressaltar que essa manifestação nacional reforça a necessidade de luta por recursos satisfatórios para a melhoria da educação, para o progresso da ciência e para o avanço da tecnologia, para, assim, ajudar a construir um país com a saúde e a educação aprimoradas.
Serviço:
UFPA na Marcha Virtual pela Ciência
Data: 7 de maio de 2020.
Horários: 9h30 às 10h30 - Profa. Dra. Rita Medeiros e convidados.
14h às 15h - Prof. Dr. Durbens Martins Nascimento e convidados.
17h às 18h - Profa. Dra. Zélia Amador de Deus e convidados.
18h às 19h - Prof. Dr. Emmanuel Tourinho e convidados.
Transmissão ao vivo: Facebook e YouTube da Propesp-UFPA.
Mais informações: http://propesp.ufpa.br/mvc/index.php?nav=20.
Texto e arte: Divulgação Propesp
Redes Sociais