INEP inicia inscrições para o Enem 2020
Nesta segunda-feira, 11 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) iniciou o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM-2020). O período de inscrições termina no dia 22 de maio de 2020. Atualmente, a Universidade Federal do Pará (UFPA) utiliza a nota do ENEM no Processo Seletivo (PS) às vagas nos cursos de graduação ofertados pela Universidade em todo o estado.
Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve ler os editais e certificar-se se aceita os atos normativos e as condições estabelecidas para a realização das versões disponíveis para o exame, seja ela impressa, seja digital.
Inscrição - A inscrição para as duas versões do exame ocorrerá de 11 a 22 de maio de 2020, na página do INEP. No momento da inscrição, o candidato deverá informar o seu número de CPF e a data de nascimento. Para quem não for isento, a taxa de inscrição será de R$85,00 (oitenta e cinco reais) e pode ser paga até o dia 28 de maio. Depois de finalizada, a inscrição não pode ser cancelada, ainda que dependa da confirmação de pagamento.
Isenção da taxa de inscrição - O INEP informou que irá garantir a gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Exame Nacional do Ensino Médio, mesmo sem o pedido formal dos inscritos. A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e aplica-se, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. A medida está contemplada nos editais nº 33 e nº 34, de 20 de abril de 2020, publicados pelo Inep no Diário Oficial da União do dia 22 de abril de 2020.
Para quem não se enquadra no perfil exigido para a isenção, a data para o pagamento da taxa de inscrição é de 11 a 28 de maio.
Exame impresso - A escolha pela prova impressa será feita no momento da inscrição. A prova será aplicada no dia 1 e 8 de novembro. De acordo com o Edital, o candidato que optar por se inscrever no Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir sua inscrição, não poderá alterar sua opção. O candidato que precisar de recursos de acessibilidade deverá informar no momento da inscrição.
Exame digital - A adesão à versão digital do exame é opcional e pode ser feita no momento da inscrição, com um limite de até 100 mil participantes. A prova será realizada nos municípios que constam no Anexo I do edital. É importante ressaltar que o estado do Pará não irá aplicar a versão digital do exame, apenas a impressa. O Enem digital será aplicado em locais autorizados pelo INEP e não será possível fazer a prova em um computador particular.
A aplicação da prova digital será nos dias 11 e 18 de outubro. O participante que optar por se inscrever no Enem 2020 digital, conforme a disponibilidade de vagas por estado e por município, não poderá se inscrever na edição impressa. Após a conclusão da inscrição não será possível alterar a opção escolhida. Para essa versão, não haverá disponibilidade de recursos de acessibilidade.
Sobre a prova - O exame, nas versões impresso e digital, será constituído de quatro provas objetivas e uma redação. A redação, nas duas versões, será em formato impresso. No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração. No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.
Serviço:
Editais Enem 2020
Inscrições de 11 a 22 de maio
Mais informações no site do INEP
Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução INEP
Redes Sociais