Página inicial > Ultimas Notícias > Abertas as inscrições para o Prêmio Capes de Tese 2020

Abertas as inscrições para o Prêmio Capes de Tese 2020

• Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2020, 15h48

BANNER DESTAQUE PRAZO PREMIO CAPES

Reconhecimento oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Prêmio Capes de Tese está com inscrições abertas até o próximo dia 29. Conforme orientações do Edital nº 10/2020, os Programas de Pós-Graduação (PPGs) que tiveram pelo menos uma tese defendida em 2019 farão uma pré-seleção e seus coordenadores serão responsáveis por inscrever apenas um trabalho, pelo link do sistema.

A escolha será feita por comissões responsáveis por analisar e selecionar as produções que estejam registradas na Plataforma Sucupira, em cada uma das áreas de avaliação reconhecidas. Designados pelo presidente da Capes, eles considerarão a originalidade, o caráter inovador do trabalho e a sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social.

Os autores das teses selecionadas receberão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional; seu orientador, um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$3 mil. Dos trabalhos selecionados no Grande Prêmio, o orientador receberá R$9 mil para participação em congresso internacional e o autor ganhará uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição internacional.

Prêmio Capes de Tese conta, ainda, com a parceria da Fundação Carlos Chagas, da Comissão Fulbright e do Instituto Serrapilheira, que oferecerão premiações adicionais.

Em 2019, o egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UFPA) Vitor Hugo Freitas Gomes foi o premiado na área de Ciências Ambientais pela tese intitulada "Impactos das mudanças climáticas e do desflorestamento sobre a flora arbórea da Amazônia", que avaliou os efeitos do desmatamento e das mudanças climáticas sobre a floresta Pan-Amazônica. Saiba mais aqui.

Texto: CCS/Capes, com alterações da Ascom/UFPA