As Cobras Encantadas da Amazônia entram em cena no segundo episódio do podcast Conto Ribeirinho
Está no ar o segundo episódio do podcast Conto Ribeirinho! Desta vez, são as cobras encantadas da Amazônia que entram em cena. Conheça as histórias de Norato e Maria, Cobra Grande e Cobra Negra, que chegam aos ouvintes pelas vozes dos interioranos dos municípios de Abaetetuba e Santarém. As narrativas presentes neste episódio têm caráter histórico e datam de 1994.
Com este episódio, o programa busca lembrar que, em tempos tão difíceis em razão da pandemia da Covid-19 e do isolamento social, a cultura amazônica é um caminho para tornar este momento mais leve. Por isso este segundo episódio já está disponível nas principais plataformas de streaming: Spotify, Google Podcasts, CastBox e YouTube, além de ter integrado a grade de conteúdo da Rádio Web UFPA.
Conto Ribeirinho - O Podcast Conto Ribeirinho é uma iniciativa da Na Cuia Produtora Cultural, em parceria com o Projeto Imaginário das Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense (Ifnopap), coordenado pela professora Socorro Simões (UFPA).
O objetivo do Conto Ribeirinho é resgatar as narrativas orais coletadas pelo Ifnopap ao longo de seus 25 anos de existência e divulgar essas histórias de maneira única e envolvente, por meio do formato storytelling, ou seja, um podcast criado e produzido para contar histórias aos seus ouvintes. Trata-se de um extenso trabalho de pesquisa e curadoria de conteúdo em um acervo com mais de 5 mil narrativas colhidas com uso de gravadores e fitas em todo o estado do Pará.
IFNOPAP - O Ifnopap é um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), que, por meio de seminários embarcados, viajou por toda a Amazônia paraense coletando narrativas do imaginário amazônico da capital e dos municípios do interior do estado. Foram 133 locais visitados, entre a Amazônia urbana e a ribeirinha, desde 1994.
São histórias de vida e de visagens que envolvem encantadas, encantados e tantos outros personagens do universo amazônida. Dos mais conhecidos, como os do Boto, da Cobra Grande, da Matinta e da Moça do Táxi, a outros nem tão conhecidos assim, mas fazem parte do imaginário popular de alguma região da Amazônia paraense.
O primeiro episódio, lançado em março, teve como tema as “Matintas” e conta algumas histórias dessa personagem tão presente na nossa cultura, com narrativas colhidas nas cidades de Abaetetuba e Ananindeua, em 1994. Para quem perdeu, o episódio 1 também está disponível nas plataformas digitais.
Serviço:
Conto Ribeirinho
Texto e arte: Divulgação Na Cuia
Redes Sociais