Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Amazônia em Questão debate diferentes temáticas no contexto da Covid-19 na região
Início do conteúdo da página

Programa Amazônia em Questão debate diferentes temáticas no contexto da Covid-19 na região

  • Publicado: Terça, 26 de Maio de 2020, 17h40

amazônia em questão

A fim de explorar novos meios de disseminar e ampliar o ensino e a pesquisa durante este período de pandemia do coronavírus, o Programa Amazônia em Questão, do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, vem realizando uma série de lives para debater temas importantes que visam informar os moradores do estado do Pará sobre a covid-19. Coordenado e apresentado pelo professor André Farias, o programa vai ao ar todas as sextas-feiras, pela Página do Programa e pela Rádio FM Cabana 87.9, às 10h.

Para esclarecer dúvidas recorrentes em relação ao enfrentamento da pandemia do coronavírus, o Projeto de Extensão do NUMA busca trabalhar o conhecimento científico já disponível sobre o vírus em uma linguagem de comunicação alternativa e acessível para estreitar essa relação direta entre ciência e cotidiano e informar a população de forma precisa.

De acordo com o coordenador André Farias, embora esteja sendo um desafio disseminar essas informações nas plataformas digitais, o projeto vem apresentando resultados positivos diante da sociedade, pois ajuda a popularizar a ciência e colabora para a transformação da vida da população.

"Embora seja diferente se apropriar da linguagem e do ritmo para dialogar com as pessoas ao vivo, tem sido muito promissor. Nós temos tido bons resultados em termo de audiência, de debates e reflexões", afirma o professor.

Relevância social e alcance nacional - A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) enviou documento à UFPA ressaltando a importância do Programa Amazônia em Questão, que, além de trazer informações e debates relevantes sobre o meio ambiente e a Amazônia, agora também tem desempenhado um papel valoroso para a comunicação comunitária e cidadã no combate ao novo coronavirus.

Em virtude da relevância social do conteúdo trabalhado durante as lives, a Associação informou que os programas sobre o novo coronavírus têm sido veiculados em nível nacional pelas rádios comunitárias associadas e têm ajudado a levar informações fidedignas e confiáveis para toda a população brasileira.

“Vejo o reconhecimento da Abraço como o coroamento de um projeto que envolve professores, estudantes, técnicos, voluntários e lideranças comunitárias no esforço de compartilhar conhecimento técnico-científico com a nossa população. Também serve como estímulo para superar as dificuldades em colocar, semanalmente, um programa de rádio compartilhado pelas redes sociais”, ressalta André Farias.

Funcionamento das lives - Ao todo, já foram realizadas sete lives, e todos os temas debatidos têm como objetivo fomentar a concepção de uma consciência ecológica, crítica e capaz de construir conhecimentos, habilidades, competências, atitudes e valores sociais individuais e coletivos na sociedade para enfrentar a covid-19.

As lives ocorrem todas as sextas-feiras, pela Página do Programa no Facebook e pela Rádio FM Cabana 87.9, às 10h.

Serviços:

Lives Programa Amazônia em Questão

Hora: às 10h.

Plataforma: Facebook do Programa ou pela Rádio FM Cabana 87.9.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Página do Programa

registrado em:
Fim do conteúdo da página