CNPq estende chamada para englobar eventos realizados a distância
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe, até 25 de junho, propostas no âmbito da Chamada CNPq/MCTIC nº 04/2020 - Auxílio à Realização de Eventos Científicos e/ou Tecnológicos. A alteração publicada na última segunda-feira, 25 de maio, explicita a possibilidade de apoio a eventos realizados também na modalidade a distância.
O objetivo da chamada é apoiar a realização no Brasil de eventos de grande porte, de abrangência mundial, internacional ou nacional, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação, tais como encontros, congressos e outros eventos similares, promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas.
Embora houvesse entendimento de que a redação original da Chamada não impedia o financiamento a esse tipo de evento, a alteração visa tornar inequívoca a informação. Sendo assim, foram inseridos no texto da Chamada os seguintes subitens:
1.4. Considerando a necessidade de adoção de medidas de isolamento social relacionadas com a pandemia de COVID-19, poderão ser propostos eventos realizados nas modalidades presencial e/ou não presencial, nas Linhas 1 e 2, desde que observadas as demais disposições desta Chamada.
Os recursos da presente chamada serão destinados ao financiamento de itens de custeio, compreendendo:
5.2.f. "Despesas com pagamento de locação ou assinatura temporária de programas ou de serviços para realização de videoconferências ou reuniões a distância".
As propostas podem ser submetidas em duas linhas: Linha 1 - Eventos mundiais, que serão realizados no Brasil no período de 1/9/2020 a 30/6/2022; e Linha 2 - Eventos Nacionais ou Internacionais que serão realizados no período de 1/9/2020 a 30/6/2021.
O valor máximo a ser solicitado por proposta é de R$ 150 mil. Mais informações estão disponíveis na íntegra da Chamada.
Texto e arte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Redes Sociais