Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário debate linguagens, saberes, interdisciplinaridade e a pandemia na Amazônia
Início do conteúdo da página

Seminário debate linguagens, saberes, interdisciplinaridade e a pandemia na Amazônia

  • Publicado: Quarta, 27 de Maio de 2020, 15h20

Linguagens Saberes Amazônia

Nos próximos dias 3 e 10 de junho, às 16h, o Programa de Pós-Graduação Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) dará continuidade ao ciclo de debates denominado "I Seminário On-Line sobre Linguagens, Saberes, Interdisciplinaridade e a Pandemia (Covid-19) na Amazônia". O intuito é dialogar sobre aspectos sociais, educacionais e cuidados no período de pandemia no interior do Pará. As inscrições são grátis e podem ser feitas aqui. As transmissões irão ocorrer na página Facebook do PPLSA.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação Linguagens e Saberes na Amazônia, da UFPA Campus Bragança, a ideia de realizar o ciclo de debates surgiu da necessidade de discutir temáticas relacionadas às especificidades presentes na região. O evento pretende debater sobre os impactos do novo coronavírus no contexto das comunidades tradicionais e indígenas do estado do Pará.

"O foco principal das discussões será a Amazônia paraense, onde está localizado o programa e o Campus Universitário de Bragança. A ideia é discutir sobre políticas públicas nas áreas da educação, saúde e sociobiodiversidade. Além de dialogar sobre infância, gênero e história na pandemia na Amazônia", pontuou a professora Raquel Amorim, uma das organizadoras do seminário.

Interdisciplinaridade - Com base em discussões sobre estudos de diversas áreas e na atuação de pesquisadores do PPLSA, o evento também é uma maneira de promover a reflexão sobre temáticas que tratam da realidade das pessoas que vivem na região da Amazônia bragantina e que estão enfrentando dificuldades e problemas em decorrência da pandemia.

"A temática do seminário destaca importantes discussões sobre educação, linguagens, cultura, saúde, sociobiodiversidade e a pandemia na Amazônia, favorecendo a interação das diferentes áreas do conhecimento e o desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar nas suas dimensões e relações", afirmou a professora Raquel Amorim.

Transmissões – Iniciadas nos dias 26 e 27 de maio, as transmissões ocorrem em salas de debates com docentes e convidados. Cada transmissão dura cerca de uma hora e meia, com espaço para perguntas do público.

De acordo com a professora Raquel Amorim, a realização do evento por meio de plataformas digitais tem sido uma grande novidade e desafio para os organizadores. A primeira dificuldade enfrentada é o acesso à internet. Porém a alternativa de realizar os debates de forma virtual foi necessária em virtude do processo de isolamento social que ocorre atualmente.

"O período de isolamento que estamos vivenciando nos coloca diante de um grande desafio, seja pela novidade do procedimento de atuar por meio de redes sociais, seja pela grandiosidade que possui a Amazônia. Mas, especialmente, em relação à dificuldade e limitação no acesso à internet pela maioria das pessoas que vivem nos interiores", explicou.

Inscrições - Para participar do seminário e das atividades do evento, as inscrições são grátis e podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário on-line. É necessário informar os dados completos para receber os certificados posteriormente.

Serviço:

I Seminário On-Line sobre Linguagens, Saberes, Interdisciplinaridade e a Pandemia (Covid-19) na Amazônia.

Data: 3 e 10 de junho de 2020

Hora: 16h

Transmissão na Página do Facebook do PPLSA

Link para inscrições no evento

Mais informações no Facebook

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página