Página inicial > Ultimas Notícias > English Club da BA³ inicia série de encontros virtuais neste sábado, 30

English Club da BA³ inicia série de encontros virtuais neste sábado, 30

• Publicado: Sexta, 29 de Maio de 2020, 16h14

BA³ FALEM

Neste sábado, dia 30 de maio, terá início uma série de encontros virtuais do English Club da Base de Apoio à Aprendizagem Autônoma (BA³-UFPA), projeto formado por estudantes voluntários de alemão, espanhol, francês, inglês e LIBRAS da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), coordenado pela professora Walkyria Magno. O BA³ trabalha no incentivo e no desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de línguas adicionais por alunos e membros da comunidade externa.

Em virtude do cenário atual de pandemia, os encontros que anteriormente eram realizados pessoalmente, agora, ocorrerão de forma virtual, aos sábados, às 16h, por meio da plataforma Zoom. O bate-papo será em inglês e tem como foco pessoas que tenham interesse em desenvolver a conversaçāo com temas livres, principalmente alunos dos cursos de Letras, que estāo sem aula por causa da pandemia, professores da rede pública, membros da comunidade acadêmica e demais interessados.

De acordo com Bruno Costa, aluno do 5° semestre do curso de Letras Inglês da UFPA e um dos responsáveis pelo projeto, o maior desafio será lidar com as imprevisibilidades do meio virtual.

“Por outro lado, estamos bastante motivados para lidar com essas questões, pois percebemos que há um grande interesse por parte da comunidade em participar dos encontros. Antes de delimitarmos as ações, fizemos uma enquete no Instagram da BA³, o @ba3ufpa, e mais de 100 pessoas se mostraram interessadas em participar da atividade”, lembra o organizador.

Encontros virtuais - Apesar de certos avanços nos últimos anos, o acesso a cursos de idiomas no Brasil ainda é um privilégio para poucos, e a paralisaçāo de ações gratuitas como as da BA³ poderia representar a perda de um importante ponto de acesso às línguas estrangeiras na UFPA. Por esse motivo, promover ações como o English Club por meios virtuais foi a única forma encontrada, no atual contexto de distanciamento social, de dar continuidade aos serviços oferecidos nesse período de suspensāo das aulas na Universidade.

A dinâmica dos encontros virtuais - A proposta é criar uma comunidade de aprendizagem em que cada um se sinta à vontade para falar em inglês. A intençāo é conduzir a conversa com perguntas e dinâmicas para que os participantes interajam entre si em inglês. Além disso, a cada semana haverá um convidado para compartilhar estratégias para aprendizagem de um idioma.

Nesta primeira semana, a convidada será Rosa Ray, americana porto-riquenha que, há um ano, aprende português nos Estados Unidos. A partir do feedback dos participantes ao longo dos encontros, as atividades serão adaptadas de acordo com os seus interesses. Todos que participarem receberāo certificados com carga horária de atividade complementar.

English Club da BA³

Data: Todo sábado, primeiro encontro dia 30/5.

Mais sobre o projeto aqui

Instagram: @ba3ufpa

Link da reuniāo