Página inicial > Ultimas Notícias > Divulgado o resultado preliminar do Programa de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação

• Publicado: Terça, 09 de Junho de 2020, 18h00

PGrad LabInfra 2020

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), por meio da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (Diquale), da Universidade Federal do Pará (UFPA), divulgou o resultado preliminar do Edital n. 10/2019, do Programa de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação (PGRAD-Labinfra). Ao todo, neste ano, foram aprovadas 72 propostas, elevando para 332 o total de laboratórios e espaços físicos de atividades práticas na graduação atendidos pelo programa ao longo dos últimos quatro anos, em todos os campi da Universidade.

O Labinfra é um programa estratégico, criado em 2017, na UFPA, para apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores para a formação na graduação, com a programação de atividades práticas e laboratoriais, em ambientes especialmente projetados para tal. O edital, lançado anualmente desde então, recebe propostas das faculdades e das coordenações de cursos de graduação da UFPA, voltadas à melhoria do ensino de graduação, com projeções de inovação pedagógica. Os critérios de seleção das propostas incluem a abrangência de atendimento do laboratório, o potencial estratégico da proposta para a comunidade alvo, o potencial de inovação pedagógica e a viabilidade orçamentária.

Sobre o LabInfra - Por meio do LabInfra, laboratórios de ensino na Universidade têm sido instalados e/ou recuperados, com a destinação de verbas de capital para mobiliário, aquisição e manutenção de aparelhos e equipamentos em geral, bem como recursos de custeio para reforma, insumos, além de bolsas de monitoria. Neste ano, R$ 5.355.756,03 serão destinados às ações do Labinfra. Assim, atinge-se o total de R$ 19.008.713,88, entre verbas de custeio, capital e bolsas investidas pelo programa, em suas quatro edições, em propostas para qualificar a formação de graduação na UFPA.

Com os resultados da edição 2020 do LabInfra, as metas estabelecidas pela Proeg em seu Plano de Desenvolvimento de Unidade (PDU) 2017-2020, que eram de atender a 260 laboratórios por meio do programa, foram superadas.

Recursos e resultado final - Após o período de recursos, de 9 a 10 de junho, e homologação do resultado final, as propostas aprovadas e encaminhadas para execução receberão orientações diretas da Diretoria de Compras e Serviços (DCS), da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), com instruções para procedimentos e organização de documentos de formalização dos processos de compras e serviços.

Os recursos ao resultado preliminar devem ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com assunto no seguinte modelo: RECURSO_LABINFRA 2020_CÓDIGO DE INSCRIÇÃO DO PROJETO_NOME DO PROPONENTE. Esse mesmo endereço de e-mail pode ser utilizado para obtenção de outras informações, caso necessárias.

Texto e arte: Divulgação Proeg