Página inicial > Ultimas Notícias > Portal Geocovid-19 garante o acesso a dados acumulados da pandemia no Brasil

Portal Geocovid-19 garante o acesso a dados acumulados da pandemia no Brasil

• Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2020, 13h21

geocovid

Portal Geocovid-19 combina recursos de geotecnologias com inteligência artificial para monitorar e prever a evolução da Covid-19 em território brasileiro. A Solved Soluções em Geoinformação, empresa residente no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, integra a iniciativa em rede interinstitucional que reúne organizações acadêmicas (UEFS, UFBA, UESC, UNEB, IFBA e UFG); empresas emergentes de base tecnológica (Geodatin e Solved) e o MapBiomas, organização do Terceiro Setor.

O portal é alimentado pela base de dados do Projeto Brasil.lo, baseado nos boletins divulgados diariamente pelas Secretarias Estaduais de Saúde. A plataforma possibilita a visualização simultânea de dados em forma de tabelas, gráficos e mapas.

A execução envolve uma equipe multidisciplinar, formada por cientistas de dados, geocientistas, pesquisadores em epidemiologia e saúde pública, físicos, engenheiros de computação, além de programadores e analistas.

Uma funcionalidade exclusiva do portal é o Modelo de Projeção Geoespacial, visualizado também sob a forma de tabelas, gráficos e mapas, contendo dois cenários hipotéticos: sem supressão de fluxo e com supressão de fluxo. Esses cenários representam a dinâmica de contágio entre municípios e são frutos de um modelo matemático epidemiológico do tipo SIR, que estima, para cada município, a dinâmica populacional na propagação do contágio. Para cada dia de previsão do modelo, utilizou-se a rede de fluxo entre municípios para estimar a propagação dos casos.

Lançado inicialmente com os dados sobre a doença na Bahia, ainda no mês de março, quando o Ministério da Saúde reconheceu a transmissão comunitária do coronavírus no Brasil, o Geocovid-19 cresceu com a integração de outras iniciativas independentes que faziam monitoramento locais de dados, a exemplo da Solved, no Pará, e de pesquisadores do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da Universidade Federal de Goiás. A integração foi possível por meio da mediação do MapBiomas, iniciativa também multi-institucional, focada no mapeamento anual de uso e cobertura do solo no Brasil.

“A rápida visualização espacial da distribuição dos casos nos dá o poder de entender mais onde é preciso atacar o problema e também facilita o cruzamento dessa informação espacial com outras mais agregadas como população do município, leitos do SUS e do sistema privado de saúde, dados de viagem, número de diabéticos e hipertensos dos municípios, entre outras“, informa Luis Sadeck, diretor de produtos da Solved.

Sobre o PCT Guamá – Resultante da parceria entre o governo do Pará e as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (Ufra), o PCT Guamá foi o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. Ele tem como objetivo estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.

Texto: Assessoria PCT Guamá, com informações do Portal MundoGeo
Arte: Reprodução Portal MundoGeo