Página inicial > Ultimas Notícias > Gepem debate o amor em seminário que será realizado nesta sexta-feira, 12

Gepem debate o amor em seminário que será realizado nesta sexta-feira, 12

• Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2020, 15h52

Live amor GEPEM

Nesta sexta-feira, 12 de junho, data em que se comemora o Dia dos Namorados no Brasil, irá ocorrer a IX edição do Seminário "O amor está no ar..." Com o tema 'Amor em tempos de pandemia: isoladas relações, distintas (?) linguagens', o evento visa debater a temática do amor para promover reflexões (re)significantes sobre o tema que faz parte do cotidiano. A live será transmitida na página do Facebook do Gepem, às 19h.

Organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa "Eneida de Moraes" (Gepem/UFPA), o evento acontece anualmente, durante o mês de junho, em que se comemora o Dia dos Namorados, e o tema ganha visibilidade. A ideia do seminário é tratar sobre a temática do amor por um viés científico, problematizar o assunto, estabelecendo um debate ampliado que produza olhares e interpretações com novos sentidos.

"Com o passar dos anos, tematizamos o amor em suas infindáveis conexões com outros temas, como sexualidade, geração, raça, gênero, violência, solidão, juventude, literatura e cinema. A escolha do tema, este ano, foi em função da pandemia, que nos remeteu para o isolamento social como forma de evitar a propagação da doença. Ficar em casa tem impossibilitado os encontros presenciais dos pares amorosos e, ao mesmo tempo, mantém juntos,  com mais intensidade, os pares que compartilham o mesmo espaço", explicou a professora Telma Amaral, organizadora do evento.

De acordo com a professora Telma Amaral, entre os pontos que serão observados no bate-papo, estarão presentes: as estratégias que as pessoas estão usando para manter seus relacionamentos amorosos diante da impossibilidade de estar juntos presencialmente, de que forma a tecnologia tem facilitado os encontros, de que forma isso acontece, quais as tensões e os ganhos que a convivência compulsória têm gerado, entre outros pontos.

"Toda a programação, os debates e a troca de ideias são voltados para quem está interessado em entender o amor em suas diversificadas abordagens. Neste sentido, a proposta do seminário é refletir sobre as estratégias que estão sendo usadas para garantir a manutenção do amor, num e noutro caso", afirmou a professora.

Para trazer ao evento a diversidade de opiniões, foram convidados a professora de Psicologia Social Flávia Lemos, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA (IFCH/UFPA), que estuda sobre processos de subjetivação e produção da diferença, e o antropólogo Milton Ribeiro, professor da UEPA,  pesquisador da UFPA e militante dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual, que estuda questões relativas a festas, patrimônio, sexualidade e masculinidades negras

GEPEM - O Grupo de Estudos e Pesquisa "Eneida de Moraes" sobre Mulheres e Relações de Gêneros (Gepem/UFPA) tem o objetivo de integrar docentes e pesquisadores que se dedicam ao estudo das questões de gênero nas diversas áreas do conhecimento, para estimular o desenvolvimento de pesquisas e estudos multidisciplinares sobre esse tema e áreas afins, no âmbito  da UFPA e de outras instituições de ensino e pesquisa regionais, nacionais e internacionais.

IX Seminário "O amor está no ar...: Amor em tempos de pandemia: isoladas relações, distintas (?) linguagens.

Data: 12  de junho

Local: Página do Facebook do Gepem