Página inicial > Ultimas Notícias > Comissão Fulbright no Brasil oferta mais de 60 bolsas para brasileiros se aperfeiçoarem nos Estados Unidos

• Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2020, 15h19

Bolsas Fulbright

A Comissão Fulbright Brasil está com inscrições abertas para oito programas de bolsas nos Estados Unidos. No total, serão oferecidas mais de 60 bolsas para estudantes, pesquisadores e professores brasileiros nas melhores universidades dos EUA. O objetivo dos programas de estudos é promover o intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Estados Unidos. Para esclarecer as principais dúvidas sobre os critérios de cada programa, haverá um ciclo de lives todas as terças-feiras, a partir das 10h. Para acompanhar os eventos, acesse o canal da Fulbright Brasil.

As bolsas são oportunidades para profissionais em meio de carreira, recém-formados em Letras - Língua Portuguesa ou Inglesa, estudantes de doutorado, professores universitários e pesquisadores. O período de intercâmbio ocorrerá durante o ano acadêmico dos Estados Unidos de 2021/2022. A duração das bolsas varia, sendo cerca de quatro meses para professores, dez meses para profissionais e nove meses para estudantes.

Programas com bolsas disponíveis - Entre os programas com edital de seleção aberto para brasileiros, estão o Doctoral Dissertation Research Award (Doutorado Sanduíche), com 30 bolsas disponíveis, voltado para estudantes brasileiros de doutorado em qualquer área do conhecimento; o Foreign Language Teaching Assistant (FLTA), com 15 bolsas disponíveis para formados em Letras - Língua Portuguesa ou Inglesa; o edital para o programa Professor/Pesquisador Visitante, com 10 bolsas, válidas para quem já concluiu o doutorado a mais de sete anos; e o edital para o programa Professor/Pesquisador Visitante Júnior, também com 10 bolsas, destinadas para jovens doutores recém-contratados por Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Há, ainda, os Programas de Docência em Estudos Brasileiros na Universidade de Massachusetts, voltados para doutores com mais de dez anos de experiência profissional na área de Ciências Humanas ou Sociais; o de Docência em Estudos Brasileiros na Universidade Emory, em Atlanta, para doutores com dez anos de experiência profissional nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, bem como Saúde Pública e Biomedicina; o da Cátedra na Universidade Purdue, em West Lafayette, Indiana, que busca professores e pesquisadores para ministrar curso e realizar pesquisa na área de Design Industrial; e o Hubert H.Humphrey Fellowship Program para aperfeiçoamento profissional nos EUA, voltado para profissionais em meio de carreira vindos do setor público e do terceiro setor.

Inscrições - Os interessados podem se inscrever no site da Fulbright Brasil, gratuitamente. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de junho, para o Programa Humphrey, e até 2 de agosto, para os demais programas. Vale ressaltar que os editais de todos os programas exigem que os candidatos tenham proficiência em inglês.

Lives - Nas próximas terças-feiras, a Fulbright Brasil promoverá lives para explicar melhor cada um dos programas e tirar possíveis dúvidas em relação aos editais. Amanhã, dia 16 de junho, a primeira transmissão ao vivo falará mais sobre o Doutorado Sanduíche, a partir das 10h. Para acompanhar todas as transmissões, acesse aqui o canal da Fulbright Brasil no YouTube.

Bolsas da Fulbright Brasil para brasileiros nos EUA

Datas: até o dia 26 de junho, para o Programa Humphrey, e até o dia 2 de agosto, para os demais programas.

Inscrições gratuitas e feitas on-line, no site da Fulbright Brasil.

Para acessar cada edital, basta clicar no programa desejado aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA