Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Conexão Libras realiza oficina para melhorar a comunicação entre surdos e ouvintes

• Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 14h17

Conexão Libras

O Projeto de extensão Conexão Libras, coordenado pela professora Leila Mota, da Faculdade de Língua Estrangeira (Falest) do Campus Bragança da UFPA, irá promover um ciclo de oficinas on-line, nos dias 22, 24 e 25 de junho. O objetivo é difundir a Língua Brasileira de Sinais - Libras, a fim de que todos possam se comunicar e interagir com a pessoa surda, além de oportunizar aprendizagem para eliminar as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes.

As oficinas vão ocorrer por meio da Plataforma Google Meet, uma vez que a língua de sinais é visual e a plataforma permite essa interação via video entre professor e alunos. O evento é voltado para a comunidade acadêmica em geral que saiba o básico de Libras. Estão disponíveis 20 vagas e as inscrições podem ser feitas aqui.

Conteúdo programático - As oficinas terão três temáticas diferentes para cada dia. No primeiro, a aula será sobre a flexibilização dos verbos em línguas de sinais, na qual vai ser ensinado como é o uso desses sinais de acordo com cada contexto. Já no segundo dia, o tema serão os sinais do contexto educacional dos surdos, ou seja, serão ensinados vários sinais usados em salas de aula, abordando a relação professor/aluno.

A temática do terceiro dia será o uso dos sinais no contexto da pandemia, isto é, será um momento voltado para explicar a importância do uso das máscaras, do uso do álcool gel e como proceder no atendimento de um surdo no hospital.

Sobre o Conexão LIBRAS - É um projeto de extensão realizado na Universidade Federal do Pará - Campus Bragança, que existe desde 2018, sob coordenação da professora Leila Mota. Tem como principal objetivo a expansão do ensino da língua de sinais para atuantes de diferentes áreas de ensino dentro e fora da comunidade acadêmica.

O projeto conta com diferentes atividades voltadas para a valorização da comunidade surda. Entre essas atividades, estão os cursos de Libras, com o objetivo de expandir o uso da língua de sinais e promover a verdadeira inclusão da pessoa com deficiência auditiva na sociedade e, sobretudo, nos ambientes educacionais.

Entre os resultados alcançados pelo projeto, 150 alunos já foram formados no nível básico de Libras e 80 alunos formados no nível intermediário. Entre os alunos, nove são surdos do município de Bragança.

Texto: Nayana Batista – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação do Projeto