Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > ICED promove conferências para discutir os efeitos da pandemia nas instituições de ensino
Início do conteúdo da página

ICED promove conferências para discutir os efeitos da pandemia nas instituições de ensino

  • Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 12h36

universidade e pandemia

O Instituto de Ciências da Educação, por meio da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação e Faculdade de Educação Física, irá realizar conferências internacionais para discutir os efeitos da pandemia em instituições de ensino. Por conta da pandemia, universidades e outras instituições de ensino suspenderam suas atividades presenciais como medida de segurança e responsabilidade pela preservação da saúde de estudantes e servidores. Isso trouxe como consequência uma  grande discussão sobre como pensar formas de lidar com tal situação sem prejuízo na qualidade das atividades acadêmicas.

Por isso o Instituto de Ciências da Educação da UFPA realizará uma série de círculos de diálogos on-line, com professores e pesquisadores de vários países. As lives, que têm como tema “Pandemia e Universidade em Diálogo Internacional”, acontecerão entre os dias 22  e  26 de junho, em diferentes horários, no facebook da Faculdade. As conferências têm como objetivo compreender os efeitos da pandemia e as estratégias que as universidades ao redor do mundo estão adotando para continuar a desempenhar suas atividades acadêmicas neste período. 

“Inúmeras instituições têm realizado aulas remotas e atividades a distância que geram dúvidas, tensões e preocupações. Em razão disso, gostaríamos de conhecer experiências de diferentes países que, como nós, passam pelos mesmos problemas de pensar sobre quais estratégias são necessárias à continuidade das atividades acadêmicas neste período de pandemia e, para o retorno às atividades presenciais, quando a situação estiver mais controlada”, explica a professora Selma Pena, diretora do ICED.

Essa troca de conhecimento também irá ajudar a UFPA a fortalecer suas relações internacionais e seus estudantes e docentes a conhecer melhor a realidade de outros países e de outras universidades e a aprender com suas experiências no combate à pandemia de Covid-19. “Esse contato mais próximo também servirá para fortalecer e ampliar as relações internacionais do instituto e de suas unidades com os pesquisadores convidados e suas respectivas universidades”, ressalta a professora Selma Pena.

Além disso, os diálogos podem colaborar para a criação de estratégias contra a doença não somente no contexto da Educação, mas também  na sociedade como um todo. “Aprender como diferentes países enfrentaram a pandemia criando as condições para concretizar o distanciamento social e conscientizar as pessoas da importância de proteger a vida humana neste momento específico pode ajudar a desnaturalizar a situação que estamos vivenciando de calamidade pública e a pensar estratégias para enfrentar coletivamente esta pandemia, protegendo a todos, especialmente os grupos mais vulneráveis”, conta o professor Salomão Hage, vice-diretor do ICED.

As conferências oferecerão carga horária total cumulativa, de acordo com a participação em cada uma. Interessados podem se inscrever aqui, e a programação completa está disponível aqui.

Participação internacional - Participarão professores e pesquisadores de países como Portugal, Argentina, Japão, Reino Unido, Espanha, Guiné Bissau, Moçambique, Itália, Colômbia, Estados Unidos, Índia, França, Uruguai, Líbano e Cabo Verde. Além disso, também estarão presentes professores do ICED nos diálogos. Cada palestrante terá  uma hora para falar e 30 minutos para responder a perguntas.

Serviço:

Pandemia e Universidade em Diálogo Internacional

Data: 22 a 26 de junho

Horários: 10h às 12h, 14h às 16h e 16h às 18h

Local: Facebook da FAED

Mais informações e programação aqui

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página