Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de pesquisa desenvolve ação social em comunidades do Baixo Tocantins
Início do conteúdo da página

Grupo de pesquisa desenvolve ação social em comunidades do Baixo Tocantins

  • Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2020, 14h09

Ação social Gedaf

O Grupo de Estudos Diversidade Socioagroambiental na Amazônia (Gedaf), do Núcleo de Meio Ambiente (Numa) da UFPA, está preparando uma ação social nas comunidades do Baixo Tocantins. Inicialmente, serão atendidas as comunidades de Cataiandeua e Genipaúba. O grupo de pesquisa vai distribuir máscaras, kits de higiene, informativo sobre o coronavírus e um passo a passo, impresso e em vídeo, da elaboração do Filtro de Água de Baixo Custo.

As máscaras atendem à nova recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), com três camadas de tecido, e estão sendo confeccionadas por costureiras de comunidades para gerar renda local. Já o informativo sobre o coronavírus objetiva propagar informações importantes de prevenção e cuidados por meio de uma linguagem simples e ilustrações de fácil entendimento para as comunidades. A entrega dos materiais e o diálogo com as comunidades serão realizados por lideranças e parcerias locais com os agentes de saúde.

 “A Universidade se coloca cada vez mais em contato estreito com a sociedade. A nossa ação social, como um todo, reflete o engajamento com as populações com as quais trabalhamos”, ressalta Aquiles Simões, coordenador do Gedaf.

Filtro de água de baixo custo - Outro foco de ação do Gedaf será a distribuição de um passo a passo para a elaboração de filtro de água de baixo custo. “As pessoas que vivem na zona rural, em sua grande maioria, consomem água de poços, igarapés e rios com pouco ou sem nenhum tipo de tratamento, propiciando a contaminação por agentes físicos, químicos e biológicos. Uma das formas de evitar o consumo de água contaminada é a filtragem e desinfecção. Por isso desenvolvi o filtro de baixo custo como uma alternativa para que essas famílias tenham acesso à água potável e possam usar a água para beber ou cozinhar, sem risco de ficarem doentes”, explica Alberani Maciel, elaborador do produto.

O filtro, que custa em média R$ 40, é baseado no modelo dos filtros de barro, porém com a reutilização de baldes que antes eram utilizados para guardar alimentos (margarinas e manteigas, por exemplo). Os materiais - vela de cerâmica com carvão ativado, torneira e baldes - podem ser encontrados em lojas de materiais de construção, e os baldes podem ser comprados ou adquiridos de forma gratuita em padarias, lanchonetes e restaurantes.

O filtro de baixo custo é um produto da Tecnologia Social de Formação de Agentes de Inovação Socioambiental (TS - AGIS), que foi desenvolvido por Alberani Maciel, sob orientação do professor Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes, durante o curso de Especialização em Extensão, Inovação Socioambiental e Desenvolvimento de Sistemas Agroalimentares (AGIS/Profima). Coordenado pelo professor Aquiles Simões, o curso de Especialização AGIS foi certificado pela Fundação Banco do Brasil como curso com Tecnologia Social (TS) em 2019, em virtude da importância da formação e dos produtos criados durante o curso.

“O informativo sobre o coronavírus e os materiais produzidos (passo a passo e vídeo) para a fabricação doméstica de filtro de baixo custo têm abrangência territorial. São conhecimentos que podem ser apropriados e mobilizados pelas populações rurais e urbanas, daí a importância de um bom trabalho de divulgação. Essas ações mostram também a importância da produção de conhecimentos úteis à ação e da ciência engajada na resolução dos problemas que afetam o desenvolvimento humano”, ressalta Aquiles Simões.

Campanha de arrecadação - Para ampliar o alcance da ação social e atender a outras comunidades, o Gedaf iniciou uma campanha de arrecadação de recursos. Quem tiver interesse em contribuir, as doações serão recebidas por meio de conta poupança no Banco do Brasil ( Ag. 3702-8, conta 27.446-1, variação 51), em nome de Aquiles Simões.

A ação é uma realização do Grupo de Estudos Diversidade Socioagroambiental na Amazônia (Gedaf), com apoio institucional do Numa e da Fadecam/Campus de Abaetetuba, e parceria em Cataiandeua, do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Abaetetuba (STTR – Abaetetuba), e em Genipaúba, com a Associação dos Remanescentes de Quilombos das Ilhas de Abaetetuba (Arquia).

>> Informativo sobre o coronavírus

>> Passo a Passo para a produção do filtro de água de baixo custo

>> Vídeo com o passo a passo para a elaboração de filtro de água de baixo custo

Texto e arte: Beatriz Aviz - Assessoria Numa

registrado em:
Fim do conteúdo da página