Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Proplan apresenta o Portal de Gestão de Processos Organizacionais da UFPA
Início do conteúdo da página

Proplan apresenta o Portal de Gestão de Processos Organizacionais da UFPA

  • Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2020, 15h18

Portal de Gestão Proplan

A partir de hoje, está disponível o Portal de Gestão de Processos Organizacionais da Universidade Federal do Pará (UFPA). A página, que foi estruturada em três seções: Repositório de Processos Organizacionais, Repositório de Guias e Materiais de Orientação e Gestão de Processos na UFPA, disponibilizará todo o conteúdo relacionado à Gestão de Processos Organizacionais da Universidade.

O Portal de Gestão de Processos Organizacionais será atualizado constantemente na medida em que novos processos organizacionais forem sendo mapeados, alterados ou redesenhados, e outros guias e materiais de orientação que forem desenvolvidos pelas Unidades da UFPA também serão acrescentados.

No Repositório de Processos Organizacionais estão publicados todos os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e Fluxogramas atualizados dos Processos Organizacionais já mapeados pela instituição. Já o Repositório de Guias e Materiais de Orientação hospeda manuais, guias, tutoriais e outros materiais similares de auxílio e orientação para a realização de todos os processos organizacionais desenvolvidos na UFPA. Por fim, a  seção Gestão de Processos na UFPA abriga o Manual de Gestão de Processos da UFPA, o POP Modelo, e outros materiais sobre o tema Gestão de Processos Organizacionais.

Para Raquel Borges, pró-reitora de Planejamento, “O Portal de Gestão de Processos da UFPA representa mais um produto que contribuirá para a melhoria constante das entregas que a Universidade faz para a sociedade por meio das atividades desenvolvidas pelos técnicos e docentes da Instituição”. Veja o vídeo de apresentação do Portal.

Gestão de Processos Organizacionais - É uma metodologia de gestão, utilizada na UFPA, que visa a promover maior padronização, organização, redução de ineficiências e melhoria dos resultados gerados pelas atividades administrativas que acontecem continuamente na Universidade. A adoção dessa metodologia contribui para o alcance dos objetivos estratégicos do PDI 2016-2025, especialmente o de “Melhorar e fortalecer a governança dos processos internos”.

Para o servidor Thiago Gonçalves, coordenador de Gestão de Processos, é importante ressaltar que “Processos Organizacionais” e “Processos Administrativos que tramitam pelo SIPAC” são dois conceitos diferentes, porém complementares.

“O SIPAC, por onde tramitam os ‘Processos Administrativos’, é uma infraestrutura de sistema de informação oficial, que será convertida, a partir de 2020, para o modelo de Processo Administrativo Eletrônico (PAE). Desta forma, mapear os Processos Organizacionais auxiliará o trabalho de implantação do novo modelo de Processo Administrativo Eletrônico (PAE)”, explica.

pops e fluxogramasPOPs, Fluxogramas e Guias – Os POPs são documentos que registram todo o passo a passo e informações sobre como devem ocorrer atividades contínuas da Instituição. Já os Fluxogramas são representações gráficas de processos organizacionais, desenhados com a utilização de símbolos padronizados

Neste primeiro momento, foram disponibilizados 15 conjuntos de POPs  e fluxogramas de processos organizacionais prioritários da UFPA que participaram do 1º Ciclo de Mapeamento e Melhoria de Processos. Entre eles, estão os processos de “Acompanhamento dos discentes de graduação”, de “Aprovação de Novos Cursos de Mestrado e Doutorado” e de “Seleção de Programas e Projetos de Extensão”.

Já na seção de Guias e Materiais de Orientação estão disponíveis 72 materiais desenvolvidos pelas unidades da UFPA que auxiliam na execução adequada das diversas atividades administrativas da Instituição.

Serviço:

Portal de Gestão de Processos da UFPA

Endereço: proplan.ufpa.br/gestaodeprocessos

Para esclarecimentos, solicitações e envio de documentos:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Veja o vídeo de apresentação

Texto e fotos: Divulgação Proplan

registrado em:
Fim do conteúdo da página