Página inicial > Ultimas Notícias > Clínicas de Direitos Humanos compartilham experiências em encontro virtual

Clínicas de Direitos Humanos compartilham experiências em encontro virtual

• Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2020, 15h02

encontro clinicas

Nesta quinta-feira, dia 25 de junho, vai acontecer um encontro virtual para troca de experiências entre a Clínica de Direitos Humanos da Amazônia (CIDHA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), e as Clínicas de Direitos Humanos da Universidade Federal do Amapá (CdH/UNIFAP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (CdH/UFMG). Para acompanhar o encontro como ouvinte, basta se inscrever no site do evento.

O evento visa a promover um encontro virtual de docentes e discentes que trabalham com a educação clínica, a fim de trocar experiências e discutir sobre os desafios e dificuldades da área na atualidade. Haverá palestras das professoras Letícia Peixoto, da UFMG, e Cristina Terezo, da UFPA.

“O ensino clínico é importante para a formação dos acadêmicos de graduação e pós-graduação em Direito, pois permite, baseado no estudo de um caso real ou hipotético que apresente alguma repercussão para a sociedade, definir diferentes estratégias para resolução da controvérsia. Diante de um caso de violação de direitos humanos, o discente passa a perceber a necessária discussão acadêmica sobre o assunto e torna-se parte do processo de formação de uma cultura em prol dos direitos humanos”, explica Cristina Terezo.

As inscrições para participar do encontro virtual entre Clínicas de Direitos Humanos são gratuitas e podem ser feitas no site do evento. Haverá emissão de certificado de participação para os inscritos, com carga horária de três horas. Os participantes receberão um link de acesso para a sala virtual de webconferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

CIDHA - A Clínica de Direitos Humanos da Amazônia iniciou as atividades em 2011. Desde então, consolidou-se no cenário nacional como referência para a educação clínica no ensino jurídico, em razão da expansão das suas ações. Tal avaliação é feita em relação aos egressos e à significativa consolidação e ampliação de parcerias, tais como com a Prefeitura Municipal de Belém, o Ministério Público do Estado (MPPA) e Federal (MPF) e a Defensoria Pública (DP).

A atuação da Clínica da UFPA é voltada, fundamentalmente, para questões socioambientais rurais e de intervenção na área internacional dos Direitos Humanos. Com a expansão do corpo docente, as ações na área socioambiental foram ampliadas para os temas fundiário urbano e a prática do trabalho escravo, os quais colocam o Estado do Pará em primeiro lugar no ranking de conflito fundiário e uso de mão de obra escrava.

“Após nove anos de funcionamento, a ClDHA se fortalece como um espaço de extensão, pesquisa e ensino do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFPA), que adota a metodologia da educação clínica para ensinar o Direito em casos de violações de Direitos Humanos e oferece Programa de Residência Jurídica para jovens advogadas e advogados, além de possuir vagas regulares de estágio para discentes da graduação e da pós-graduação”, afirma a professora Cristina Terezo, facilitadora de uma das palestras do encontro virtual.

Consolidação em nível nacional - Paralelamente ao desenvolvimento das atividades da Clínica, esta é responsável pela articulação da Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos que, atualmente, conta com sete instituições de ensino, como a UFPA, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e a Universidade da Região de Joinville (Univille).

A CIDHA também coordena o Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas, que, desde 2017, reúne, anualmente, Clínicas de todas as regiões e visa a se tornar um espaço para o debate dos desafios atuais e consolidar a educação clínica como ferramenta pedagógica nas instituições de ensino no Brasil.

Encontro virtual entre Clínicas de Direitos Humanos

Data: 25 de junho

Horário: a partir das 19h.

Inscrições: gratuitas, no site do evento.

Para saber mais sobre a Clínica de Direitos Humanos da Amazônia, acesse aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA