Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Cartilha leva informações sobre o coronavírus para povos indígenas do médio Xingu
Início do conteúdo da página

Cartilha leva informações sobre o coronavírus para povos indígenas do médio Xingu

  • Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2020, 14h25

Cartilha Coronavírus Xingu

Diante da propagação do novo coronavírus que se instalou nas terras indígenas da região do médio Xingu, o professor Ademir Ferreira da Silva Júnior, da Universidade Federal do Pará, em parceria com representantes do Distrito Sanitário de Saúde Indígena (DSEI) de Altamira, produziram uma cartilha de orientação para serem compartilhadas entre os povos indígenas. O material busca levar as informações de prevenção do coronavirus de forma fácil e acessível.

“A cartilha foi elaborada com o objetivo de orientar os povos indígenas sobre a Covid-19, pois a população indígena também faz parte do grupo que pode desenvolver a doença na forma mais grave, o que se já tornou realidade entre povos indígenas em diversas regiões do Brasil e também na região do médio Xingu. Diante desse cenário, é essencial adotar medidas de prevenção para evitar que doença atinja altos índices nesse grupo de risco”, destaca Ademir Ferreira da Silva Júnior, professor da Faculdade de Medicina - Campus de Altamira.

O informativo foi elaborado com uma linguagem acessível, pois a proposta é mostrar conceitos básicos sobre a situação da pandemia e formas de prevenção no contexto indígena, conforme as recomendações das instituições de saúde brasileira e da Organização Mundial de Saúde.

“A Cartilha ‘Coronavírus - Orientações para povos indígenas’ será de fundamental importância para sensibilizar as comunidades indígenas do médio Xingu sobre as formas de prevenção do coronavírus, no contexto dos povos indígenas aldeados. Atrelads às ações de contenção da pandemia nas terras indígenas, essa cartilha irá instrumentalizar as equipes de saúde na realização da educação em saúde”, salienta Tayane Moura Martins, enfermeira do DSEI Altamira.

A produção do material contou com o parecer do Controle Social da Saúde Indígena de Altamira (Condisi), e a sua distribuição está ocorrendo de forma eletrônica, por meio de PDF, para as comunidades indígenas do médio Xingu.

“Além disso, essa tecnologia educacional está sendo traduzida para nove etnias do médio Xingu, com o objetivo de abranger cerca de 4.440 indígenas, distribuídos em 81 aldeias e seis municípios”, esclarece o coordenador distrital de Saúde Indígena de Altamira, João Feliciano Caramuru dos Santos.

A Cartilha - A obra apresenta um conteúdo ilustrado com textos de fácil entendimento, que buscam esclarecer questões como: o que é o coronavírus, como se pega, o que a pessoa sente, como se proteger, formas de afastamento (isolamento social, quarentena, distanciamento social) e seus conceitos.

“A cartilha explica como lavar as mãos e como buscar ajuda com as equipes multidisciplinares e de saúde indígena das aldeias, da CASAI e do DSEI, em caso de auxílio médico, suspeita ou constatação da Covid-19”, revela Patrícia Resende Barbosa, enfermeira do DSEI Altamira.

Baixe a cartilha "Coronavírus - Orientações para povos indígenas" aqui.

Texto: Divulgação Campus Altamira
Arte: Reprodução da Cartilha

registrado em:
Fim do conteúdo da página