Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Eixo Transversal 2020 recebe inscrições até segunda-feira, 29
Início do conteúdo da página

Programa Eixo Transversal 2020 recebe inscrições até segunda-feira, 29

  • Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2020, 18h05

Edital Eixo

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), irá receber as inscrições para o Programa Eixo Transversal até dia 29 de junho, segunda-feira. O Edital 03/2020 - Eixo Transversal 2020 tem como tema “Desafios de uma Universidade na Amazônia”.

O objetivo da iniciativa é incentivar a participação de docentes, técnicos-administrativos e discentes no desenvolvimento de Projetos de Extensão Universitária norteados pelo tema “Desafios de uma Universidade na Amazônia”, com a finalidade de garantir e promover a formação universitária, no âmbito da UFPA, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão.

Além disso, a iniciativa busca apoiar e promover a formação acadêmica por meio da concessão de bolsas de extensão a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica e também procura favorecer práticas extensionistas, priorizando a intervenção de estudantes na aplicação de conhecimentos em uma realidade social, estabelecendo a integração entre diversas unidades da UFPA, em busca de proposições para a melhoria da qualidade de vida regional e nacional.

Áreas Temáticas - Poderão participar docentes, técnicos-administrativos e discentes com projetos que se enquadrem em uma das áreas temáticas previstas no Plano Nacional de Extensão, são elas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

Cada proposta deve estar vinculada ao Projeto Pedagógico de Curso de Graduação e deve  envolver mais de uma unidade da UFPA, podendo contemplar outras instituições públicas ou privadas.

Bolsas - Pelo período de 12 meses, a partir de agosto de 2020 a julho de 2021, serão concedidas 100 bolsas para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Docentes ou técnicos-administrativos, com a condição de integrar o quadro efetivo da UFPA, poderão propor apenas um projeto que não receba bolsa oriunda de outro Edital da Proex.

Será concedido aos projetos selecionados apoio financeiro de R$ 480.000,00 (quatrocentos e oitenta mil reais) para o pagamento de bolsas, equivalente ao valor de R$ 400,00 reais mensais para cada projeto classificado.

Inscrições - Serão realizadas por meio de formulário e anexação de documentos via Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (SISAE), presente no site da Proex, até 29/06/2020.

Para a inscrição do discente como bolsista, o coordenador (a) deverá, primeiramente, indicar o CPF do aluno no Sisae. Em seguida, o candidato à bolsa deverá realizar seu cadastro no Sigaest responder ao questionário socioeconômico e anexar a documentação necessária.

As propostas inscritas serão classificadas por dois avaliadores cadastrados em banco de dados do Sisae, que atribuirão nota de 0 a 10, de acordo com critérios previstos no edital. Serão classificadas propostas que obtiverem nota igual ou superior a 7, e os critérios de desempate também podem ser conferidos no edital.

Para mais informações, acesse o Edital.

Texto: Nayana Batista - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Reprodução Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página