Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Física inicia série de webinários

Programa de Pós-Graduação em Física inicia série de webinários

• Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2020, 16h09

Webinários PPGF

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Pará (PPGF/UFPA) vai promover uma série de webinários com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, referências em suas respectivas áreas de investigação. Os primeiros seminários on-line acontecerão nos dias 1º, 8, 14, 22 e 29 de julho. Embora as inscrições não sejam obrigatórias, será por meio das inscrições que os interessados receberão, por e-mail, o link para acesso à sala na plataforma Google Meet, em que serão realizados os webinários. Acesse aqui para realizar sua inscrição.

Os assuntos escolhidos para os webinários são temas atuais de pesquisa, e os palestrantes estão entre os protagonistas mundiais nas respectivas áreas de investigação. O primeiro seminário on-line acontecerá já nesta quarta-feira, dia 1º de julho, e será ministrado pelo professor Sérgio Machado Rezende, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ex-ministro da Ciência e Tecnologia entre os anos de 2005 e 2010, que tratará da temática "Novas fronteiras em Spintrônica".

“Trata-se de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que são referência em suas áreas. É uma excelente oportunidade para assistir a seminários de alto nível, com a possibilidade de fazer perguntas e receber respostas, mesmo estando em um local muito distante de onde está o palestrante naquele momento”, comenta o professor Luís Crispino, coordenador do PPGF.

De acordo com o docente, a participação em seminários científicos é muito importante para a formação e a atualização de alunos e professores, permitindo o conhecimento do "estado da arte" das pesquisas realizadas e dos avanços científicos e tecnológicos delas decorrentes. Ainda que o atual cenário seja de crise por conta da pandemia de Covid-19, com a suspensão de atividades presenciaias, a realização de seminários on-line possibilita a adaptação e retomada de atividades fundamentais para o desenvolvimento da Ciência no país.

“Como os seminários poderão ser acompanhados remotamente, esperamos contar com a participação de um público composto por estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Física  da UFPA, mas também de outras universidades brasileiras e até mesmo estrangeiras”, ressalta o docente.

Programação - Ao todo, somente no mês de julho, serão cinco webinários com temáticas diferentes em cada semana, começando no dia 1º, com "Novas fronteiras em Spintrônica". No dia 8, o seminário virtual tratará do tema “A origem do sistema nervoso, dos eucariontes e da vida”, ministrado pelo professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Herch Moyses Nussenzveig. Já no dia 14, o tema será “Física, informação e as novas tecnologias quânticas”, discutido pelo professor da UFRJ Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

No dia 22 de julho, o professor William George Unruh, da University of British Columbia, no Canadá, fará o webinário “Gravity wave detections and squeezed light”. O último seminário on-line promovido pelo PPGF em julho acontecerá no dia 29 e contará com a presença do professor emérito da University of Washington, dos Estados Unidos, James Maxwell Bardeen, que falará sobre a temática “Black Hole Entropy”. Estes dois últimos webinários serão ministrados em língua inglesa.

Webinários do PPGF durante o mês de julho

Datas: 1º, 8, 14, 22 e 29 de julho.

Os seminários on-line acontecerão na plataforma Google Meet.

Para se inscrever, basta acessar aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA