Página inicial > Ultimas Notícias > Inicia, nesta segunda-feira, a consulta à comunidade universitária para a escolha de Reitor(a) e de Vice-Reitor(a) da UFPA

• Publicado: Domingo, 28 de Junho de 2020, 15h36

Reitor Consulta 2020 2

Nos dias 29 e 30 de junho de 2020, um importante processo democrático ocorrerá na Universidade Federal do Pará (UFPA). Trata-se da consulta prévia à comunidade universitária para a escolha de Reitor (a) e Vice-Reitor(a) da Instituição para o quadriênio de 2020-2024. Docentes, técnicos-administrativos e discentes da Instituição, de maneira paritária, manifestarão a preferência de quem desejam ter como gestores da Universidade nos próximos quatro anos. O processo vai se dar por meio do SIG-Eleição (Sistema Integrado de Gestão da UFPA - Módulo Eleição), que estará aberto para votação das 9h do dia 29 até as 21h do dia 30 de junho.

Durante o período de 36 horas disponibilizado para a consulta, o SIG-Eleição funcionará como uma cabine de votação eleitoral. É necessário acessar o ambiente por meio de login e senha do sistema SIG da UFPA (SIGAA, SIGRH, SIPAC). No sistema, estarão listadas as chapas concorrentes e suas respectivas numerações. Ao clicar em “Entrar na cabine”, o votante poderá indicar a sua escolha de forma similar ao que faria em uma urna eletrônica. Trata-se de um processo simples, que pode ser conferido previamente no manual disponibilizado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA. Qualquer intercorrência durante o pleito deve ser registrada à Comissão Organizadora da Consulta (COC) pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O voto é secreto, com sigilo garantido por criptografia. A administração do processo é feita pela COC, com o suporte do CTIC. A lista de votantes aptos a participar da consulta foi divulgada previamente, no dia 22 de junho de 2020, no site da Comissão. No site, também estão disponíveis todas as informações sobre o processo de consulta prévia à comunidade para a escolha dos novos dirigentes da UFPA. Além das informações sobre as chapas, estão divulgados todos os comunicados referentes ao processo de consulta, bem como o nome dos membros da comissão e o manual do SIG-Eleição. A regulamentação da consulta foi aprovada pelo Conselho Universitário, por meio da Resolução n. 812, de 17 de dezembro de 2019, complementada pela Resolução n. 817, de 3 de junho de 2020.

Quem está concorrendo – Duas chapas se inscreveram para participar da consulta. A Chapa 01, intitulada “Universidade Pública Autônoma, de Excelência, Democrática, Plural, Diversa e Inclusiva”, é constituída pelos professores Emmanuel Zagury Tourinho (candidato a reitor) e Gilmar Pereira da Silva (candidato a vice-reitor; já a Chapa 02, “Juntos pela UFPA”, é composta pelo professor Marcelo Rassy Teixeira (candidato a reitor) e pela professora Márcia Maria Bragança Lopes (candidata a vice-reitora). A numeração foi decidida por meio de sorteio, realizado pela COC, no dia 15 de junho de 2020, na presença dos fiscais. Os programas de ambas as chapas e os currículos dos candidatos estão disponíveis na página https://consulta2020.ufpa.br/chapas-inscritas.

Consulta prévia à comunidade universitária para a escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UFPA para o quadriênio de 2020-2024

Período: das 9h do dia 29 às 21h do dia 30 de junho de 2020

Votação via SIG-Eleição: https://sigeleicao.ufpa.br/sigeleicao/

Manual para votação, clique aqui.

Site da COC: https://consulta2020.ufpa.br/

Texto e arte: Comissão Organizadora da Consulta