Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Mestrado Profissional em Artes recebe inscrições para o processo seletivo 2020
Início do conteúdo da página

Mestrado Profissional em Artes recebe inscrições para o processo seletivo 2020

  • Publicado: Terça, 30 de Junho de 2020, 13h36

Prof Artes

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Artes (PROF-Artes). O processo é realizado pela Rede Nacional do PROF-ARTES, constituído de 15 Instituições de Ensino Superior (IES). São ofertadas 313 vagas, sendo 15 para a UFPA. As inscrições estão abertas até o dia 12 de julho.

O mestrado é um programa de pós-graduação stricto sensu em Artes, com duração de 24 meses, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O curso é coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O programa é voltado para professores da rede pública de ensino, com o objetivo de capacitá-los para o exercício da docência na área de Arte, para a educação básica, com o intuito de melhorar a qualidade da educação brasileira. São ofertadas disciplinas presenciais e semipresenciais nas instituições de ensino associadas.

Requisitos - Para participar do processo, é necessário possuir um diploma de ensino superior reconhecido pelo MEC em qualquer área de atuação. Além disso, é necessário pertencer aos quadros de professores de instituições públicas de ensino de educação básica, estar em exercício em sala de aula, ministrando aula de Artes, e possuir currículo lattes.

Inscrições - As inscrições podem ser feitas neste link até o dia 12 de julho. Candidatos que requerem atendimento especial ou podem concorrer às vagas de ações afirmativas devem preencher os formulários em anexo, no edital. Candidatos com necessidades especiais também devem encaminhar atestado médico, em documento único, com o Requerimento de Atendimento Especial.

Para inscritos na UFPA, é necessário pagamento de taxa de inscrição de 120 reais, que será feita por meio de Guia Simples de Recolhimento da União (GRU), disponível aqui. Instruções de preenchimento da GRU podem ser encontradas no anexo 2 do Edital.

A validação das inscrições será divulgada dia 27 de julho, no site do Prof-Artes, às 18h.

Avaliação - Os candidatos serão avaliados em duas etapas. Na primeira, será feita avaliação do Memorial Descritivo e Projeto de Atividades (o roteiro para elaboração de ambos os documentos pode ser encontrado no apêndice B do edital). Aqueles que forem aprovados na primeira etapa passarão por uma prova de arguição classificatória, feita por meio de entrevista, com banca composta pelos professores que formam o corpo docente local. Os candidatos devem apresentar, no início da prova, documento de identificação.

As provas de arguição serão realizadas entre os dias 24 e 28 de agosto. Data, horário, local ou plataforma individuais serão divulgados no dia 17 de agosto, aqui. O resultado final será divulgado a partir das 18h do dia 2 de setembro, também no site do PROF-ARTES.

Matrícula - O período de matrícula dos candidatos classificados será divulgado após o resultado final do processo seletivo. Os candidatos devem apresentar, no ato da matrícula: Foto 3x4 recente; cópia do RG e do CPF; cópia da certidão de nascimento ou casamento; certidão de quitação eleitoral; cópia do certificado de reservista, se o candidato for do sexo masculino e certificado de proficiência em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês).

Mais informações no edital.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página