Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário de Pesquisa on-line favorece a socialização de estudos realizados em diferentes regiões do Brasil

• Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 15h29

Seminário Pesquisa Online

A partir desta quinta-feira, 2 de julho, será realizado o VII Seminário de Pesquisa do Gedai. Em razão do isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, esta edição do seminário acontecerá por meio de lives na plataforma YouTube, em forma de entrevistas  com pesquisadores convidados, seguidas de debates sobre os trabalhos acadêmicos produzidos por estudantes. As inscrições podem ser realizadas até as 10h do dia 2 de julho, gratuitamente, aqui. Haverá emissão de certificado para os participantes.

O evento é organizado pelo Grupo de Estudo “Mediações, Discurso e Sociedades Amazônicas” (Gedai), da Universidade Federal do Pará, em parceria com o Grupo de Estudos de Análise do Discurso, da Universidade do Estado de São Paulo - Campus Araraquara (Geada-Unesp/Araraquara), e com o Laboratório de Estudos do Discurso da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Leduni-Unicentro), do Paraná.

Os três grupos, como são grupos de três diferentes regiões brasileiras, fazem parte de um grupo de trabalho maior, “Estudos do Discurso com Michel Foucault”, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll). O diálogo entre esses pesquisadores e a troca de conhecimento pretendem estruturar um diagnóstico nacional da história do presente.

Organizado em um formato em que seja possível visibilizar as semelhanças e as particularidades dos trabalhos desenvolvidos, o evento busca, ainda, divulgar, debater e incentivar as pesquisas em andamento em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado dos discentes participantes dos grupos de pesquisa envolvidos.

“A interação entre nossos alunos, pesquisadores externos e o público em geral, neste momento, só é possível por meio da internet. Ainda que a realidade seja assimétrica e nem todos tenham acesso, estas iniciativas nos permitem, entre outras coisas, repensar a realidade em que vivemos e os sentidos sociais da Universidade. Nós, que trabalhamos com a linguagem, precisamos dar respostas a este momento tão difícil e estas respostas, necessariamente, precisam ser socializadas. Nossa realidade pede muita análise do discurso”, afirma a professora Ivânia Neves, coordenadora do Gedai.

Programação - A primeira live, no dia 2 de julho, abordará a temática “Interseções de Gênero” e contará com a mediação da professora Denise Witzel, da Unicentro, e participação dos docentes Flávia Lisbôa, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); e de Atílio Butturi Júnior e João de Oliveira, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Após a roda de conversa entre os professores, acontecerão as apresentações dos trabalhos acadêmicos e pesquisas em andamento, feitas por estudantes de graduação e de pós-graduação. Para conhecer cada um dos trabalhos e seus autores, acesse aqui.

A programação seguirá com lives todas as quintas-feiras, a partir das 15h. Entre as temáticas a serem abordadas na sequência, estão “Materialidades Discursivas e Subjetividades: sobre cidades e povos indígenas”, no dia 9; “O Governo da Língua e Políticas Linguísticas”, no dia 16; e, por último, “Ditadura Nunca Mais”, no dia 23 de julho. Para acompanhar as transmissões ao vivo do evento, basta acessar o canal do Grupo Gedai na plataforma YouTube. Os trabalhos acadêmicos que serão debatidos em cada uma das lives estarão disponíveis no canal no YouTube e no blog do Gedai.

Inscrições - Para receber os certificados de participação no evento, os interessados deverão se inscrever até as 10h desta quinta-feira, dia 2 de julho, aqui. As inscrições são gratuitas. Vale ressaltar que os certificados só serão emitidos para as pessoas devidamente inscritas que participarem de, pelo menos, 75% das transmissões. É importante que os ouvintes digitem seus nomes completos no chat da live, para confirmar sua presença.

Gedai - Criado em 2010, o Grupo de Estudo “Mediações, Discurso e Sociedades Amazônicas” tem como base de suas atividades as reflexões teóricas da análise do discurso, especialmente as discussões sobre mídia e identidade, fundamentadas pelas formulações de Michel Foucault sobre saber e poder. O objetivo do grupo, formado por pesquisadores e estudantes da graduação e da pós-graduação, é reunir projetos de pesquisas e de extensão relacionados à história do presente e aos processos de mediação entre as sociedades amazônicas.

VII Seminário de Pesquisa do Grupo de Estudo “Mediações, Discurso e Sociedades Amazônicas”

Data: dias 2, 9, 16 e 23 de julho.

Horário: sempre a partir das 15h.

Local: Canal do Grupo Gedai na plataforma YouTube.

Inscrições: gratuitas, até as 10h do dia 2 de julho, aqui.

Mais informações podem ser conferidas no blog do Gedai.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA