Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde promove bate-papos sobre o sistema de saúde brasileiro no contexto da pandemia de Covid-19
Início do conteúdo da página

Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde promove bate-papos sobre o sistema de saúde brasileiro no contexto da pandemia de Covid-19

  • Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2020, 18h29

MASA UFPA

Nos dias 3, 7 e 10 de julho, às 19h, o Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde (MASA) da UFPA irá realizar webinários para discutir assuntos relacionados à pandemia da Covid-19. As lives, que já ocorrem semanalmente no perfil do Laboratório no Instagram, têm o objetivo de criar um processo de construção de conhecimento por meio de bate-papos. O evento é grátis e será transmitido no Perfil do MASA. Haverá certificação.

Com a pandemia de Covid-19 e a suspensão das atividades presenciais na Universidade, ocorreu o alargamento do trabalho remoto e a necessidade de discutir os dados e a informação em saúde. Dessa forma, o laboratório passou a realizar diálogos, de forma virtual, entre especialistas da área, de modo aberto e com interação em tempo real.

"Para a equipe, está sendo um reinventar de fazer ciência. A possibilidade de interação com membros de outros coletivos, e também com a população em geral, interagindo e colocando suas dúvidas, opiniões e sugestões, tem sido simplesmente enriquecedora, desafiadora e motivante", afirmou a professora Liliane Nascimento, coordenadora do MASA.

Os webinários são seminários que acontecem ao vivo, via internet, com a participação de mediadores e especialistas sobre um tema e têm duração média de uma hora. Todos ficam gravados e depois são postados nas redes sociais do MASA para, caso não seja possível a participação ao vivo, os interessados poderem acessar posteriormente. Os próximos webinários tratarão de assuntos como vigilância epidemiológica, saúde mental e câncer no contexto da pandemia.

"Para a equipe organizadora, é importante oferecer este espaço para a troca de conhecimento, pois alcançamos nossa missão de fazer ciência e interação com a comunidade e a universidade. Para a população, é o espaço democrático, aberto e qualificado para diálogo dos temas atuais relevantes sobre o coronavírus no Pará, entre outros temas de interesse da saúde coletiva", explicou a professora Liliane Nascimento.

Sobre a programação - As lives iniciais tratarão das questões da pandemia de Covid-19, refletindo sobre o processo das notificações compulsórias, fluxo das informações sobre os casos, óbitos e outros dados discutidos dentro dos sistemas de informação. As temáticas são discutidas pelas linhas de pesquisa dos membros colaboradores do Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde, oriundos da interação com a comunidade durante as lives e também das dúvidas enviadas para as redes sociais e e-mail. A programação completa está disponível nas redes sociais do MASA.

A idealização do evento foi do grupo multiprofissional de pesquisa da UFPA, que existe desde 2017, vinculado ao PPGSAS do Instituto de Ciências da Saúde (ICS/UFPA), chamado “Saúde Interdisciplinar na Amazônia (SIA)”, coordenado pelas professoras Liliane Nascimento, Flavia Sirotheau Correa Pontes e Diandra Costa Arantes.

MASA - O Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde da UFPA tem como missão desenvolver projetos integrados no monitoramento e análise de indicadores municipais, estaduais, nacionais e internacionais, com foco na ciência baseada em evidências que proporciona retorno direto para a melhora do sistema de saúde e da vida das pessoas e da coletividade.

Serviço:

Webinários do Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde (MASA)

Data: 3, 7 e 10 de julho de 2020

Hora: 19h

Local: Instagram do MASA

Mais informações no Facebook e no Instagram

Mais conteúdo no Canal do YouTube do MASA

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página