Página inicial > Ultimas Notícias > Aluno da UFPA está entre os destaques do Prêmio Universitário do Ano

Aluno da UFPA está entre os destaques do Prêmio Universitário do Ano

• Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 13h15

Orlando Enactus

O universitário Orlando Haber, estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), é um dos dez finalistas do Prêmio Estudante Universitário do Ano DSM, que premia os estudantes que se destacaram no desenvolvimento do empreendedorismo social durante a vida acadêmica. Agora, para que ele possa ser o universitário selecionado, Orlando precisa ter o maior engajamento com seu vídeo de apresentação, disponível nos perfis da Enactus Brasil, tanto no Facebook quanto no Instagram. O vencedor do concurso será conhecido durante o Evento Nacional Enactus Brasil 2020, que será realizado de forma virtual entre 14 e 16 de julho, com a participação de CEOs de grandes empresas e acadêmicos de todo o Brasil.

Dedicação, trabalho duro, paixão e integralidade são alguns dos requisitos que serão levados em consideração para a escolha do universitário do ano. Características que fazem parte do dia a dia do representante da UFPA na competição. Aos 23 anos, Orlando conta que, de uns anos para cá, tem se tornado no que ele define como "um incomodado". E foi justamente esse incômodo que o fez ver o mundo por um outro ângulo e despertou nele o desejo de provocar transformações e ajudar outras pessoas.

"Sempre soube que queria fazer a diferença. Mais ainda: quando entrei na UFPA, senti-me na obrigação de retornar à sociedade, de alguma forma, o investimento que venho recebendo. Então, o empreendedorismo social surgiu justamente como essa oportunidade", afirma.

Empreendedorismo social - A trajetória do estudante no empreendedorismo social começou em 2018, quando entrou no Time Enactus UFPA, integrando a equipe do Costuraê, projeto que visa empoderar mulheres em situação situação de vulnerabilidade econômica por meio de capacitações sobre corte, costura e modelagem, promovendo a independência financeira dessas mulheres. Em seguida, o estudante de jornalismo foi líder do setor de Captação de Recursos do Time, até 2019, quando foi eleito presidente da organização.

A gestão de Orlando à frente da Enactus é marcada pelo impacto direto na vida de cerca de 17 mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Uma dessas pessoas é a dona Eliana Silva Muniz, beneficiária do Costuraê. "No momento em que eu mais precisei, ele me ajudou. Não só a mim, mas como todas as minhas amigas do projeto", conta a dona de casa.

A expansão da Rede Enactus para o interior do Pará, como a criação do Time Enactus UFPA do Campus de Altamira, também teve destaque em sua gestão. No contexto pandêmico atual, Orlando foi o representante da Região Norte no Comitê de Crise da Enactus Brasil, montado para traçar estratégias de enfrentamento à Covid-19 no País.

"Eu amo a UFPA, defendo-a e, por isso, não poderia estar mais orgulhoso em representá-la. Essa é a colheita depois de um ciclo intenso e completamente alheio a tudo que pudéssemos esperar. Sabia da minha responsabilidade em liderar a gestão nessa crise e de garantir que as nossas comunidades seguissem amparadas, apesar da pandemia", completa.

Para ajudar Orlando a ser escolhido como o estudante universitário do ano, acesse os perfis da Enactus Brasil no Facebook e Instagram, e procure pelo vídeo de apresentação do representante da UFPA, entaão é só curtir e/ou compartilhar a publicação para que gere engajamento. Assim, o aluno da UFPA terá mais chances ser o estudante universitário do ano.

Saiba mais sobre o Time Enactus UFPA e suas iniciativas.

Texto: Elielson Almeida e Juliana Bessa - Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA.
Foto: Divulgação Time Enactus UFPA