Página inicial > Ultimas Notícias > Comissão homologa candidaturas para o processo de escolha dos nomes da lista tríplice pelo Consun

• Publicado: Quarta, 08 de Julho de 2020, 12h48

Homologacao Lista Portal

A Comissão Especial, designada pelo Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Federal do Pará (UFPA), divulgou, nesta quarta-feira, às 15h00 a homologação das candidaturas ao processo de escolha dos nomes que irão compor a lista tríplice para os cargos de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da instituição para o quadriênio 2020-2024, na página reitor2020-2024.sege.ufpa.br.

Foram inscritas e homologadas as seguintes candidaturas: Protocolo n. 013679/2020-09 - Doriedson do Socorro Rodrigues e Marcos Monteiro Diniz; Protocolo n. 013680/2020-25 - Emmanuel Zagury Tourinho e Gilmar Pereira da Silva; Protocolo n. 013678/2020-56 - Marcelo Rassy Teixeira e Márcia Maria Bragança Lopes; Protocolo n. 013681/2020-70 - Zélia Amador de Deus e Edmar Tavares da Costa. Os programas de trabalho e currículos dos candidatos estão disponíveis na página da SEGE também. A Comissão Especial ainda publicou a regulamentação da campanha.

Recursos à homologação das candidaturas poderão ser interpostos até as 15h00 do dia 10 de julho, contado o prazo de 48 horas após a divulgação da homologação, conforme a Resolução n. 811, de 17 de dezembro de 2019, alterada pela Resolução n. 817, de 3 de junho de 2020, do CONSUN. Se houver recursos, será convocada uma reunião do CONSUN especificamente para deliberação sobre a matéria.

Escolha da lista tríplice - Conforme calendário previsto na Resolução n. 817/2020, a reunião do CONSUN para a composição da lista tríplice deverá ocorrer virtualmente no dia 14 de julho de 2020, às 15h, com transmissão ao vivo pelo site aovivo.nitae.ufpa.br.

A votação para definição dos nomes da lista será aberta e uninominal, em que cada integrante do Conselho, representando as diversas unidades, campi e categorias da comunidade acadêmica da UFPA, escolhe apenas um nome para cada cargo a ser preenchido. Os nomes mais votados, comporão a lista tríplice e serão divulgados imediatamente após o término da reunião, na página reitor2020-2024.sege.ufpa.br. Após período recursal de 24 horas (a contar da publicação do resultado) e análise de possíveis recursos, o resultado final será publicado na página reitor2020-2024.sege.ufpa.br no dia 16 de julho de 2020.

O envio da documentação da lista tríplice ao Ministério da Educação deve ocorrer até o dia 23 de julho, conforme o prazo de sessenta dias de antecedência do fim do mandato da gestão atual. O prazo foi antecipado para esta data, conforme novo entendimento apresentado pela Consultoria Jurídica do MEC de que o início do mandato dos reitores das universidades federais deve ser contado a partir da publicação do decreto de nomeação no Diário Oficial da União ou em data específica estabelecida pelo decreto, não mais a partir da data de posse. Anteriormente, o prazo estava previsto para 5 de agosto de 2020. De posse da lista tríplice, a Presidência da República escolherá e nomeará os dirigentes, de acordo com a legislação vigente.

Texto e arte: Divulgação