Página inicial > Ultimas Notícias > Edição virtual do projeto "Conversando sobre Turismo" abordará o turismo sob a ótica de gênero

• Publicado: Terça, 14 de Julho de 2020, 15h00

Conversando sobre Turismo Online

O Programa de Extensão Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo (Empactur) irá realizar novas edições do Conversando Sobre Turismo, agora no formato de lives, por conta do atual cenário de isolamento social. O primeiro bate-papo virtual será nesta quarta-feira, 15 de julho, às 15h.  E para dar início, a temática será  “Viagens, Turismo e Gênero", e terá como convidada a professora Diana Priscila Sá Alberto. A live será transmitida pela página do Facebook do Empactur.

Sobre a estreia do programa on-line, a professora Diana Priscila Sá Alberto afirma: “Penso que o ‘estar próximo uns dos outros’ está sendo repensado por muitos de nós. Então, o canal virtual tornou-se, e acredito que se tornará o novo modo de socialização do século XXI. É minha primeira live, então estou nervosa. Mas o momento requer que tenhamos que refletir nesse contato com as pessoas.”.

A professora, cuja pesquisa de doutorado é voltada para História da Ciência e Gênero na Amazônia, pretende debater o conceito de turismo sob essa perspectiva. Ela investiga duas mulheres cientistas que trabalharam na Amazônia no início do século XX. Uma era ornitóloga, a alemã Emília Snethlage, primeira mulher a ser contratada em instituição de pesquisa, no Museu Goeldi. A outra foi antropóloga e primeira mulher a dirigir o Museu Nacional do Rio de Janeiro, Heloísa Alberto Torres.

“Na Faculdade de Turismo o nosso primeiro trabalho de Conclusão de Curso sobre gênero, foi em 2013, quando orientei duas alunas a pesquisarem sobre a participação de mulheres nos hotéis de Belém. Então, trazer o tema é uma oportunidade de abrirmos o leque de pesquisa na nossa área. Além de dar destaque para formação na história”, conclui.

Conversando sobre Turismo - O projeto Conversando Sobre Turismo acontece de forma mensal e traz abordagens de temas importantes para a atividade turística em quatro linhas norteadoras: Planejamento e Gestão; Eventos e Agenciamento; Lazer e Hospitalidade; e Qualificação.

Durante os três primeiros meses serão feitas duas lives mensais no Facebook, uma no começo do mês e outra ao final do mês, com apoio da Faculdade de Turismo (FACTUR). O Curso de Turismo da Universidade Federal do Pará é um curso interdisciplinar, que visa possibilitar uma grande abrangência nas discussões e debates em torno da área do turismo, por conta disso, a iniciativa de manter o projeto em forma de transmissão ao vivo.

Empactur - O Programa de Extensão Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo tem como objetivo principal favorecer práticas extensionistas interdisciplinares aos alunos de graduação do curso de Bacharelado em Turismo da UFPA, condizentes com uma

formação humanística, pautada em responsabilidade, ética e preocupação com os retornos sociais da universidade para com a sociedade.

Conversando sobre Turismo - Viagens, Turismo e Gênero

Data: 15/07/2020