Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Patrimônio em Conexão inicia atividades com debates sobre patrimônio cultural

• Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2020, 15h24

Patrimônio em Conexão

Nesta quinta-feira, 16, o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural (PPGPatri) da UFPA, irá realizar a primeira live do seu novo projeto, o "Patrimônio em Conexão". Intitulada "Tradições inventadas e os usos do patrimônio pelo Estado", a temática do evento será discutida pela professora Anna Linhares e mediada pelo discente do PPGPatri, Pierre Azevedo. O encontro estará disponível a partir das 18h, pelo Instagram.

De acordo com a vice-coordenadora do programa, professora Flávia Palácios, diante do contexto de isolamento social devido a pandemia de Covid-19, o projeto visa manter um canal aberto de discussão sobre Patrimônio Cultural e, assim, promover a reaproximação dos discentes aos professores, através das temáticas de pesquisa desenvolvidas no âmbito do PPGPatri.

"O campo do patrimônio é muito rico, diverso e interdisciplinar. O PPGPatri reflete essas características, com docentes e discentes de diversas áreas de conhecimento, que conversam sobre patrimônio. Nossa intenção é refletir o que debatemos em sala de aula para além da Universidade, com interação com o público e de uma maneira mais descontraída", esclarece Flávia Palácios.

Para o discente Pierre Azevedo, o campo do patrimônio permeia, também, a política, o que marca a importância de viabilizar as questões relativas à participação do Estado na construção da identidade, memória e tradição nacional por meio dos símbolos, lugares, eventos e contextos em que elas são criadas.

"Apresentar diálogos que nos ajudem a compreender este tema, que tem sido debatido na academia, é fundamental para que a sociedade em geral possa também refletir sobre a atuação do Estado nos espaços em que se estabelecem os patrimônios", afirma Pierre Azevedo.

Encontros virtuais - Ofertadas quinzenalmente, às temáticas das lives serão escolhidas de acordo com as sugestões dos docentes e discentes do PPG, relacionados às duas linhas do programa - Patrimônio e Sociedade (Linha 01) e Tecnologias do Patrimônio (Linha 02) - e também aos temas das disciplinas.

Em cada 'episódio' da série de encontros do projeto serão convidados docentes para dialogar com um discente, ambos do PPGPatri. Nesta primeira live a convidada será a  professora Anna Maria Linhares, que fez a escolha do tema relacionado ao campo de pesquisa da tese apresentada por ela.

"Pretendemos, a partir do tema e dos conhecimentos da entrevistada, dialogar com as variadas formas de se pensar essa relação entre Patrimônio e Estado no atual cenário nacional", expõe Pierre Azevedo.

Patrimônio em Conexão - Segundo a professora Flávia Palácios, o “Patrimônio em Conexão” surgiu diante da necessidade dos professores em se conectar com os alunos do curso, mas em um contexto diferente da sala de aula.

"Os professores sentiram a necessidade de estar mais próximo dos discentes, então tivemos a ideia das lives no instagram com a participação dos docentes e discentes do curso, para que a discussão dos temas fique mais rica e com pontos de vista diferentes", expõe.

Serviços:

Live Patrimônio em Conexão “Tradições inventadas e os usos do patrimônio pelo Estado"

Data: 16 de julho de 2020

Hora: às 18h

Plataforma de acesso pelo Instagram do PPGPatri

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.