Página inicial > Ultimas Notícias > Professora da UFPA é selecionada em premiação internacional de Literatura

Professora da UFPA é selecionada em premiação internacional de Literatura

• Publicado: Sexta, 17 de Julho de 2020, 13h21

Prêmio Mulheres das Letras

A professora Ângela Maria Vasconcelos Sampaio Góes, da Faculdade de Linguagem do Campus Universitário de Cametá da UFPA, foi contemplada com o Prêmio Internacional “Mulheres das Letras”, da Editora Litere-se. O prêmio é destinado a premiar as 100 melhores escritoras da literatura contemporânea em língua portuguesa, inglesa e espanhola.

“Escrevo por necessidade e, neste processo, acabo me encontrando dentro de outras lutas, que são as lutas de tantas mulheres e que, também, são minhas lutas no campo do direito à voz política. O prêmio é uma oportunidade de comunhão de uma escrita que pode vir a se encontrar com leitores e leitoras e outras escritas. É uma forma de sair de casa mostrando essa necessidade de dizer”, explica Ângela Maria Vasconcelos Sampaio Góes.

A premiação prevê a publicação da coletânea “Mulheres das Letras 2020”, que contará com um conto do livro "Olhares Atravessados" e um poema do livro "Espelhos sem Rosto", da professora Ângela Maria Vasconcelos Sampaio Góes, além de novos poemas: o conto “Quando a Vontade Ama” e os poemas “A Fenda”, “Andorinhas e Papel” e “Carta ao Remetente”. De acordo com a professora, os textos são escritos a partir de olhares de mulheres.

“O prêmio talvez contribua para fomentar o acesso a linguagem da minha escrita. E pra quem vive o Campus de Cametá, como eu, para alguém que se envolve com a divulgação da escrita de escritores cametaenses, é uma maneira de dizer que existem várias formas de tentar mostrar uma obra. Há várias maneiras de mostrar uma necessidade de escrever. Participar de um edital assim é dizer que Cametá, a cidade que escolhi pra viver, está tão perto de tantas outras cidades do Brasil e de tantos outros países. É mostrar que é nas fronteiras que lutamos para existir”, ressalta a professora premiada.

Quem quiser conhecer um pouco da obra já produzida pela professora, pode conhecer seus livros "Olhares Atravessados", de contos literários, e o " Espelho sem Rosto", de poemas,  ambos publicados pela editora Lêndoas, e o livro " Enigma da Palavra", com estudos da obra do poeta Paulo Plinio Abreu, publicado pela editora do Campus Universitário do Tocatins. Já a coletânea “Mulheres das Letras 2020” estará disponível a partir das 20h do dia 30 de julho, gratuitamente de forma digital na Amazon. A versão física pode ser comprada em pré-venda aqui, em conjunto com pôsteres, marcadores, ecobags, chaveiros e a edição anterior do livro.

Mulheres das Letras - O prêmio tem como objetivo revelar para o Brasil e outros países de língua inglesa, portuguesa e espanhola as novas escritoras da literatura contemporânea. Esta é a terceira edição do prêmio, contou com 1.160 escritoras concorrendo ao prêmio e 100 escritoras selecionadas para a Coletânea "Mulheres das Letras", edição 2020. O lançamento virtual da coletânea será no dia 30 de julho e, após a pandemia, serão informados os  demais lançamentos presenciais.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA