Página inicial > Ultimas Notícias > Inscricões abertas para o III Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedades

• Publicado: Terça, 21 de Julho de 2020, 15h21

Colóquio PPGEDUC Cametá

O Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - Campus Universitário do Tocatins - Cametá, da Universidade Federal do Pará (PPGEDUC/UFPA), promove, a partir do dia 28 de julho, o III Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedades, sob o tema “Políticas, educação do campo e pesquisa na Amazônia: desafios em tempo de pandemia”. O evento ocorrerá de forma virtual, e as transmissões serão feitas pela página do PPGEDUC no Facebook e pelo canal UFPA PPGEDUC na plataforma YouTube. As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de julho, aqui.

O colóquio tem como objetivo promover debates e reflexões acerca das políticas educacionais, da educação do campo e da pesquisa na Amazônia, com vistas às implicações decorrentes da pandemia de Covid-19 que afetam diretamente o desenho das políticas educacionais e as atividades de pesquisa. O evento contará com a participação de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Ensino Superior do Brasil, que farão um debate sobre como a pandemia tem afetado o direito à educação para as populações do campo e apontarão alternativas de resistência.

“As condições sanitárias que enfrentamos na atualidade, em função da pandemia do coronavírus, atingem diretamente o campo educacional, portanto têm implicações no desenho das políticas educacionais, na forma de organização do ensino, nas condições de trabalho docente e nas pesquisas. Nesse cenário, as populações do campo são as mais afetadas pela pandemia, por isso há necessidade de se discutir as implicações desse momento no panorama das políticas de educação para os povos do campo na Amazônia”, afirma a professora Sueli Correa, do PPGEDUC.

Inscrições - Os interessados em participar do colóquio como ouvintes ou os que desejarem apresentar trabalhos podem se inscrever no site do evento. Para participar como ouvinte, o prazo de inscrição vai até o dia 27 de julho. Já para apresentar trabalhos acadêmicos, as inscrições vão até o dia 24 de julho.

Os eixos temáticos dos trabalhos a serem apresentados no evento são: “Políticas, Financiamento e Gestão da Educação”; “Educação”; “Trabalho, Educação e Juventude”; “Políticas de Inclusão Digital e Tecnologias na Educação” e “Políticas de Educação do Campo e Movimentos Sociais”.

Políticas e Sociedades - O evento é promovido pela linha de pesquisa “Políticas e Sociedades”, do PPGEDUC, que desenvolve estudos e pesquisas sobre políticas de formação de professores, currículo, avaliação, gestão e financiamento da educação básica e superior.

Além disso, os pesquisadores investigam a relação do trabalho e educação, estudos históricos na Amazônia, educação do campo, movimentos sociais, práticas socioeducativas e culturais em escolas da cidade e do campo na Amazônia. Analisam, ainda, políticas de inclusão, formação docente, tecnologias educacionais e digitais e seus usos na educação.

III Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedades

Data: de 28 de julho a 4 de agosto

Local das lives: página do PPGEDUC no Facebook e canal UFPA PPGEDUC no YouTube.

Inscrições: gratuitas. Até 24 de julho para interessados em apresentar trabalhos. Até 27 de julho para ouvintes. Inscreva-se aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA