Página inicial > Ultimas Notícias > Fiocruz recebe produções audiovisuais para compor acervo "Olhares sobre a Covid-19"

• Publicado: Quarta, 22 de Julho de 2020, 14h34

Olhos sobre Covid19

Polo de guarda e preservação, produção, distribuição e veiculação de audiovisuais, a VideoSaúde, vinculada ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), convida produtores, comunicadores, mobilizadores e movimentos sociais, profissionais de saúde e ciência, coletivos, institutos de pesquisa e universidades para encaminharem filmes e vídeos para comporem o acervo "Olhares sobre a Covid-19".

O objetivo da Fiocruz é montar um banco audiovisual público com diferentes histórias e narrativas envolvendo a doença e seus contextos, captando distintas visões e experiências sobre os impactos do novo coronavírus na vida das pessoas, nas cidades, nos ambientes de trabalho, nos bairros, nas cidades, nas ruas, nas residências, nos laboratórios, nas comunidades e nas instituições.

No Projeto Olhares sobre a Covid-19, serão aceitos vídeos de curta, média e longa duração, captados em equipamentos profissionais ou celulares, em diferentes gêneros e linguagens. O que conta são as histórias e as narrativas.

A proposta da iniciativa é a composição de um grande painel audiovisual, plural, que retrate memórias, visões, depoimentos e distintas formas de contar histórias e estórias, e sirvam para ampliar o debate e a comunicação pública sobre saúde e ciência e suas determinações sociais, criando, ainda, um espaço de representação da vida social coletiva a partir do audiovisual – entendendo-o como um campo estratégico e participativo que permite que diferentes vozes e olhare sejam captados, ouvidos e capilarizados.

Os vídeos e os filmes passarão a compor o acervo público da VideoSaúde/Fiocruz para exibições em canais de televisão, internet e meios digitais, em ações de educação e ensino, mobilização social e cidadania, em mostras e festivais organizados pela instituição.

A VideoSaúde conta com mais de 8 mil produções em seu acervo de filmes e vídeos, constituindo um dos principais e mais diversificados repositórios audiovisuais sobre saúde e ciência do pais. Produz e distribui filmes e vídeos, veicula programas em canais de televisão de todo o Brasil, organiza mostras audiovisuais e desenvolve ações de educação.

Olhares sobre a Covid-19

Prazo de inscrição: até 31 de julho de 2020.

Arquivos da convocatória:

Regulamento completo (em PDF)

Ficha de inscrição (formulário online)

Texto e arte: Assessoria de Comunicação - Icict / Fiocruz