Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para a 10ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para a 10ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

  • Publicado: Quarta, 22 de Julho de 2020, 15h01

Prêmio FCC

Estão abertas as inscrições da 10ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. Em 2020, a FCC (Fundação Carlos Chagas) celebra os dez anos da iniciativa que valoriza professores formadores de cursos de licenciatura e de pedagogia, divulgando experiências que contribuem para a aprendizagem da docência do futuro professor da educação básica. A submissão de projetos pode ser realizada no sistema on-line até 10 de agosto de 2020.

edital do regulamento do prêmio foram lançados no dia 16/3. Uma das novidades deste ano é o incentivo para inscrições na área de educação infantil e/ou alfabetização, sendo que um dos três premiados será destinado, preferencialmente, a essas temáticas.

Os autores dos projetos premiados serão agraciados com prêmio de R$ 20 mil, diploma e troféu (réplica da escultura da artística plástica Vera Lucia Richter). O detalhamento de cada experiência será publicado na Série Textos FCC.

Patrícia Albieri Almeida, pesquisadora da FCC e uma das coordenadoras da iniciativa, explica que, nas nove edições do prêmio, foram poucos os trabalhos inscritos nas áreas de educação infantil e alfabetização, e nenhum deles foi premiado. “Assim, reconhecendo a importância da atuação docente na formação da criança e no seu processo de aquisição da leitura e da escrita, consideramos oportuno celebrar os dez anos convocando os formadores de professores de cursos de pedagogia a se inscreverem”, afirma.

Desde a primeira edição do prêmio, foram inscritos 650 projetos realizados em Instituições de Ensino Superior públicas e privadas de todas as regiões do país. Com abordagens e áreas de conhecimento diversas, a seleção dos projetos é realizada por uma comissão de especialistas e pelo Comitê Executivo do prêmio.

Os projetos são avaliados considerando a consistência dos procedimentos didáticos empregados, visando à aprendizagem da docência do futuro professor da educação básica, bem como o potencial multiplicador da experiência.

Criado em 2011, o prêmio é também uma homenagem ao Prof. Dr. Rubens Murillo Marques, presidente de honra e um dos fundadores da FCC, em reconhecimento à sua trajetória acadêmica e ao seu empenho no fortalecimento desta instituição.

A Fundação Carlos Chagas - instituição de direito privado e sem fins lucrativos, atua em duas grandes áreas: Avaliação/Concursos/Processo Seletivo e Pesquisa e Educação. Há 55 anos, a FCC é reconhecida pela competência na realização de concursos, vestibulares, avaliação de sistemas e pesquisas socioeducativas.

O investimento em educação e pesquisa é uma das forças motrizes da FCC. Por meio de seu Departamento de Pesquisas Educacionais, dedica-se a programas de investigação sobre temas direta ou indiretamente relacionados à educação e de desenvolvimento da formação de professores da educação básica no Brasil, por meio de cursos e prêmios que estimulam e valorizam o profissional docente.

Serviço:

10ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

Inscrições: até 10 de agosto de 2020

Conheça os trabalhos premiados nas edições.

Acesse a página do prêmio.

Texto e arte: Comunicação Fundação Carlos Chagas - FCC

registrado em:
Fim do conteúdo da página