Página inicial > Ultimas Notícias > Consepe discute recomendações da comissão especial que avalia as condições para a retomada das atividades acadêmicas na UFPA

• Publicado: Domingo, 26 de Julho de 2020, 15h35

CONSEPE 23 07 2020

O Conselho Universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) realizou, na última quinta-feira, dia 23, uma reunião extraordinária para discutir as atividades acadêmicas da UFPA em meio à pandemia de COVID-19. O debate tomou como referência o relato da Comissão Especial designada pelo próprio Conselho em 22 de maio passado, para analisar a questão e propor diretrizes à UFPA. Realizada remotamente e presidida pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho, a reunião discutiu, entre outros, a possibilidade de oferta de atividades acadêmicas remotas emergenciais e as condições necessárias para tal, com ênfase na inclusão digital para discentes em vulnerabilidade socioeconômica.

A reunião não teve caráter deliberativo, mas foram levantados alguns aspectos norteadores, considerando a necessidade de segurança no contexto de prolongamento da pandemia, a garantia da inclusão digital de discentes e a qualidade do ensino.

A reunião contou com a participação de 54 conselheiras(os). O professor Edmar Costa, pró-reitor de Ensino de Graduação e coordenador da Comissão Especial, apresentou os primeiros pontos sistematizados pela Comissão com vistas à proposição de alternativas para a oferta de atividades acadêmicas.

Inicialmente, o pró-reitor fez uma retrospectiva das decisões tomadas pela Instituição desde o início da pandemia, como a suspensão das atividades presenciais e do calendário acadêmico por tempo indeterminado. Também apresentou um resumo dos números da pandemia nas últimas semanas, assim como as bases das discussões empreendidas pela comissão quanto à possibilidade de retomada das atividades acadêmicas na UFPA.

Segundo o diagnóstico da Comissão Especial, o retorno presencial ainda em 2020 se mostra inviável. Assim, a oferta presencial dos componentes curriculares previstos para os períodos letivos 2020.2, 2020.3 e 2020.4 seguirá suspensa até quando houver segurança sanitária. Por outro lado, a Comissão sugeriu novas estratégias para realização de atividades acadêmicas, tanto para o ensino superior quanto para os ensinos básico, técnico e tecnológico. Baseado nas informações apresentadas, iniciou-se um debate acerca da possibilidade de adoção de atividades remotas em caráter emergencial e optativo pela UFPA até que seja possível o retorno das atividades presenciais, com um projeto de inclusão digital para os discentes que não possuem acesso à internet.

Em virtude da amplitude do tema e da diversidade de realidades vivenciadas em uma universidade como a UFPA, a gestão superior encaminhará aos representantes no Consepe uma minuta de resolução acerca da oferta de atividades remotas flexibilizadas, a fim de que seja amplamente discutida no âmbito das Unidades Acadêmicas. A minuta sistematizará as informações apresentadas pela Comissão Especial e o debate realizado nesta primeira reunião do Consepe sobre o tema. Na próxima quinta-feira, 30 de julho, às 14h, o debate terá continuidade e se estenderá para outras reuniões até o Conselho finalizar a sua apreciação da matéria. A reunião será transmitida ao vivo pelo site aovivo.nitae.ufpa.br.

Para o professor Emmanuel Tourinho, reitor da UFPA, “não está em pauta a retomada do semestre letivo tal qual ele foi ofertado no início do ano. O que está em discussão é a possibilidade de oferta de atividades remotas emergenciais, desde que garantidas a segurança, a inclusão e a qualidade, que são consensuais. Eventuais decisões nessa direção precisarão também respeitar as realidades diversas de uma Universidade Multicampi”.

Ações preparatórias – Outro encaminhamento definido na reunião do Conselho foi a realização de ações imediatas para a inclusão digital dos discentes. Nesse sentido, serão publicadas chamadas públicas para dar condições àqueles com dificuldades de acesso digital. O auxílio será concedido em caráter emergencial a estudantes que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo alunos da Escola de Aplicação (EAUFPA) e de cursos técnicos e tecnológicos. Também será publicada uma chamada específica para discentes com deficiência, para acesso a tecnologias assistivas que promovam a inclusão digital.

Outra iniciativa importante discutida na reunião diz respeito à promoção de cursos para docentes e discentes para uso de ferramentas digitais e metodologias inovadoras. Do mesmo modo, será necessário um investimento em infraestrutura física e tecnológica tendo em vista um cenário cuja normalidade já é diferente das condições anteriores à pandemia.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução Zoom