Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Academia Amazônia promove evento para discutir o Jornalismo durante a pandemia
Início do conteúdo da página

Academia Amazônia promove evento para discutir o Jornalismo durante a pandemia

  • Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 14h45

jornalismo na Pandemia

Nos dias 3 a 7 de agosto, a Academia Amazônia, laboratório de telejornalismo experimental da UFPA, realizará a 2ª edição do “Relatos de Experiência no Telejornalismo”. Com o tema central “Os desafios do jornalismo na pandemia”, o evento será totalmente on-line e vai contar com a presença de vários convidados da área, com relatos de experiência no ramo e os desafios jornalísticos enfrentados durante a pandemia.

Serão cinco dias em que diferentes assuntos ganharão espaço em cada um deles. Desde a produção até a execução, profissionais jornalistas irão compartilhar suas experiências e dicas aos estudantes interessados, que poderão interagir e tirar dúvidas no decorrer do evento.

“A ideia é trazer a prática e a rotina desses jornalistas, de modo que os alunos consigam associar a teoria aprendida na sala de aula à atuação nas ruas e redações. Estamos vivendo um momento desafiador para todos, e com o jornalismo não seria diferente. Por isso também precisamos preparar nossos estudantes para os desafios que estão por vir na profissão”, explica Caroliny Pinho, jornalista da Academia Amazônia há quatro anos, a qual será a mediadora das conversas.

Esta edição busca utilizar a internet como meio tecnológico para gerar proximidade com o público e como um importante recurso comunicativo neste momento de pandemia. Além disso, estabelecer a conexão entre a Universidade e o mercado de trabalho é um papel persistente do Laboratório de Telejornalismo ao trazer esse evento de forma on-line.

Para a coordenadora da Academia Amazônia, Alda Cristina Costa, as atividades jornalísticas precisaram mudar, mas continuam sendo fundamentais para informar e orientar a população. Por isso o evento traz profissionais do ramo para debaterem diversos assuntos pertinentes. Além disso, quem participar irá receber um certificado com horas complementares. O evento será realizado no Google Meets, pelo link que ficará disponível nas redes sociais da Academia Amazônia.

Programação No dia 3 de agosto, às 16h, a temática será “produção” e será conduzida por Mayra Leal,  jornalista e mestra em Comunicação. Ela possui experiência como repórter e produtora de TV e já́ trabalhou como assessora de comunicação institucional, cultural e parlamentar. Atualmente, trabalha como produtora de TV no SBT Pará. 

Dia 4 de agosto, às 16h, Nathália Kahwage, jornalista, repórter e apresentadora falará sobre reportagem. Ela trabalha na TV Liberal desde 2012 e é doutoranda em Ciências da Comunicação. Nathália foi um dos destaques do Prêmio nacional Eduardo Peñuela de Teses e Dissertações 2020 com sua dissertação “Representação política, gênero e relações de poder: análise de aspectos discursivos da atuação das vereadoras de Belém e Manaus no Facebook”, que recebeu menção honrosa. 

Já no dia 5 de agosto, às 16h, André França abordará sobre “chefia de reportagem”. Ele é jornalista e já trabalhou na TV Unama, na TV Nazaré, no SBT e, atualmente, trabalha na TV Cultura e na Record TV Belém. Por muitos anos, foi repórter de rua e, há dois, passou a ser um repórter dentro da redação.

Às 19h30 do dia 6 de agosto, a temática abordada será “assessoria de imprensa”, com Laís Menezes, jornalista especializada em produção audiovisual. Ela já atuou nas assessorias de comunicação da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e, atualmente, é coordenadora da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa).

Por fim, no dia 7 de agosto, às 16h, Cleide Pinheiro irá falar sobre o “profissional do futuro”. Jornalista e especialista em estratégias de reputação e imagem, ela é uma liderança de destaque no mercado regional e recebeu o Prêmio de Personalidade do Norte em Comunicação pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Texto e arte: Divulgação Academia Amazônia

registrado em:
Fim do conteúdo da página