Página inicial > Ultimas Notícias > Reunião do Consepe terá transmissão ao vivo nesta quinta-feira, 30

Reunião do Consepe terá transmissão ao vivo nesta quinta-feira, 30

• Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 09h48

Foto Reitoria Thiago Pelaes drone

O Conselho Universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza reunião extraordinária nesta quinta-feira, 30 de julho, às 14h, para discutir a proposta de resolução que aprova, em caráter excepcional e temporário, o Ensino Remoto Emergencial em diferentes níveis de ensino para os cursos ofertados pela UFPA. A reunião ocorrerá virtualmente, com transmissão ao vivo pelo site aovivo.nitae.ufpa.br.

Segundo o diagnóstico da Comissão Especial, designada pelo próprio Conselho para analisar a questão e propor diretrizes à UFPA, o retorno presencial ainda em 2020 se mostra inviável. Assim, a oferta presencial dos componentes curriculares previstos para os períodos letivos 2020.2, 2020.3 e 2020.4 seguirá suspensa até quando houver segurança sanitária. E, por este motivo, a Comissão sugeriu a busca de novas estratégias para realização de atividades acadêmicas, tanto para o ensino superior quanto para os ensinos básico, técnico e tecnológico.

Com base nessas informações, os conselheiros debateram, na última reunião do Consepe, acerca da possibilidade de adoção de atividades remotas em caráter emergencial e optativo pela UFPA até que seja possível o retorno das atividades presenciais, com um projeto de inclusão digital para os discentes que não possuem acesso à internet. Em virtude da amplitude do tema e da diversidade de realidades vivenciadas em uma universidade como a UFPA, foi encaminhada uma minuta de resolução acerca da oferta de atividades remotas flexibilizadas, para que fosse amplamente discutida no âmbito das Unidades Acadêmicas. A minuta, que sistematiza as informações apresentadas pela Comissão Especial e o debate realizado na primeira reunião do Consepe sobre o tema, será pauta de debate da reunião desta quinta-feira, 30, que será transmitida ao vivo pelo site aovivo.nitae.ufpa.br, a partir das 14h.

Texto: Divulgação