Página inicial > Ultimas Notícias > Governo da Suíça abre inscrições para bolsas de estudos no país

Governo da Suíça abre inscrições para bolsas de estudos no país

• Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 15h35

Bolsas Suíça tarja inferior

O Governo da Confederação Suíça está ofertando Bolsas de Estudos de Excelência para estudantes brasileiros graduados. As inscrições são para quatro modalidades: Doutorado,  Pós-Doutorado, Pesquisa e Artes, e podem ser realizadas de 1 de agosto a 31 de outubro de 2020. As bolsas são relativas ao ano acadêmico de 2021/2022.

O objetivo da oferta é possibilitar ao bolsista o aprofundamento dos seus conhecimentos e a realização de trabalhos de pesquisa nas áreas de estudo às quais as universidades suíças dedicam uma atenção particular. As bolsas concedidas são para universidades públicas suíças, institutos federais de tecnologia, universidade de ciências aplicadas ou escolas de música e artes. As bolsas de artes e músicas são concedidas para estudos em academias públicas de música, artes e design.

As bolsas são válidas apenas para pesquisa integral e não contemplam programas mistos, parciais ou em colaboração com outros países. Todos os candidatos precisam de um professor supervisor em alguma instituição de ensino suíça antes de completar a inscrição, quem não  possuir uma carta de aceite de um supervisor será recusado no programa. Os contemplados deverão residir na Suíça durante o período do programa.

Para saber mais sobre as instituições suíças, os programas de pesquisa e professores, mais informações estão disponíveis nos portais swissuniversities e study in Switzerland+, ambos em inglês.

Bolsas - O valor das bolsas é de 1920 francos suíços por mês nas bolsas de artes, pesquisa e doutorado. Para o pós-doutorado, as bolsas são de 3.500 francos suíços por mês. Além disso, todos os estudantes receberão 300 francos suíços no primeiro mês para colaborar nos custos de moradia e mudança.

O programa também pagará pelo plano de saúde obrigatório a todos os residentes na Suíça (que não inclui despesas com dentista e saúde bucal). Os estudantes devem pagar por suas passagens de ida para a Suíça e pelas taxas semestrais das instituições, mas o programa pagará a passagem de volta para o país de origem no término da bolsa (ou devolverá o dinheiro da passagem, dependendo do país).

As bolsas de pesquisa devem durar entre seis meses e 12 meses e não podem ser prorrogadas. As de doutorado terão 12 meses, prorrogáveis por até 36 meses. As de pós-doutorado durarão o mesmo  tempo  das bolsas de pesquisa. As bolsas de artes, que terão 12 meses, podem ser prolongadas até 21 meses. O resultado de todas as inscrições será divulgado em maio de 2021, e o programa terá início em setembro do mesmo ano.

Inscrições - Os candidatos às bolsas de artes devem ter concluído bacharelado na área. Candidatos à pesquisa e ao doutorado devem ter concluído o mestrado, e candidatos ao pós-doutorado devem ter concluído o doutorado. Todos os diplomas devem datar de antes de 31 de julho de 2021. Os candidatos às bolsas de artes, pesquisa e doutorado devem ter nascido após 31 de dezembro de 1985. Candidatos à bolsa de pós-doutorado não possuem limite de idade.

Todos os interessados que atendam aos requisitos de admissão conforme o tipo de programa escolhido devem solicitar diretamente na Embaixada da Suíça no Brasil os documentos de candidatura, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os documentos de candidatura devem estar nos seguintes idiomas: inglês, francês, italiano ou alemão.

Mais informações sobre a inscrição e os documentos de candidatura podem ser vistos na página da Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros (FCS), em inglês.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução video de divulgação