Página inicial > Ultimas Notícias > Pedagoga da Escola de Aplicação lança livro sobre formas de aperfeiçoar as práticas educativas em sala de aula

• Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2020, 13h36

Livro EJA

Com o intuito de valorizar o diálogo e a interação para melhorar e aperfeiçoar as práticas educativas em sala de aula, a professora Eulália Vieira, que atua como pedagoga na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA), produziu o livro "Formação Colaborativa e Docência: possibilidades e os desafios". A obra tem como foco discutir uma outra concepção de formação continuada, defendida por Paulo Freire e por diversos autores a partir da década de 1980, a qual vem ganhando força no  Brasil.

Publicado pela Editora Lisbon Press/Editora Chiado, a obra é baseada na tese de doutorado defendida pela autora em 2016, na Universidade do Minho, na cidade portuguesa de Braga. O livro pontua elementos e desafios relativos a uma visão colaborativa de Formação Continuada, por meio das experiências desenvolvidas na Secretaria Municipal de Educação do Pará (Semec), com os professores da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Criação - De acordo com a professora Eulália Vieira, a ideia de publicar o livro surgiu em defesa das escolas como Comunidades de Prática, ou seja, como espaços  permanentes de discussão e da busca solidária das respostas aos desafios enfrentados pelas escolas e pelos professores.

Livro EJA 2A pesquisa de doutorado, da qual o livro é um recorte, analisa e discute a formação continuada colaborativa, defendendo que as escolas se transformem em Comunidades de Aprendizagem( trato especialmente no livro das Comunidades de Prática, com encontros formativos, pelo menos quinzenais) para, assim, se efetivar nas escolas a formação continuada, que parta dos desafios e das necessidades das próprias escolas.

"Quando a formação é planejada e realizada com o protagonismo dos professores mais poder tem de impactar positivamente as práticas dos mesmos! Foi essa esperança que me moveu na decisão de publicar este estudo, pois, há mais de 30 anos, atuo como docente e sei da importância desse tema não como a "tábua da salvação" da melhoria das escolas e da educação, mas como um elemento relevante para a renovação do ensino e da aprendizagem e também para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores", afirma Eulália Vieira.

Segundo a professora, apenas a formação inicial de professores não garante condições para resolver todos os desafios com os quais  se defrontam no cotidiano das escolas, daí a relevância de uma formação em contexto, de cunho reflexivo, investigativo e colaborativo.

O livro - A obra possibilita uma outra ideia de formação continuada docente - a concepção colaborativa, que valoriza o diálogo e a interação na busca pela melhoria e pelo aperfeiçoamento das práticas educativas, bem como trabalhar os desafios existentes nas escolas, valorizando as experiências e as práticas de todos os envolvidos nos processos educativos.

"Romper a ideia de formação continuada de cima para baixo e descontextualizada. As Comunidades de Prática são fundamentais para a renovação das escolas e das práticas educativas para garantir a inovação e o sucesso do ensino e da aprendizagem, ensejando o sucesso de todos os estudantes, no sentido de uma formação para a cidadania ativa e, portanto, que contribua para a transformação social", pontua  Eulália Vieira.

Serviços:

Livro "Formação Colaborativa e Docência: possibilidades e os desafios"

Brasil: Livraria Cultura, Livraria da travessa.

Europa: Lisbon International Press

Belém: Confraria do Livro ou pelo whatsApp (91) 99389-0169.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.