Página inicial > Ultimas Notícias > Sessão on-line mostrará como aprimorar pesquisas de saúde com a metodologia PICO

• Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2020, 15h16

periodicos

PICO representa um acrônimo para paciente, intervenção, comparação e “outcomes” (desfecho). Dentro da Prática Baseada em Evidências, esses quatro componentes são os elementos fundamentais da questão de pesquisa e da construção da pergunta para a busca bibliográfica. A editora Wolters Kluwer, que faz parte do Portal de Periódicos Capes, proporcionará aos usuários ligados à saúde a oportunidade de conhecer e aprofundar seus conhecimentos nessa estratégia no dia 11 de agosto (terça-feira), às 15h.

O webinário “Como aprimorar sua pesquisa de literatura utilizando PICO” será direcionado ao conteúdo da Ovid disponível por meio do Portal de Periódicos Capes. Entre os pontos abordados, os participantes terão uma breve introdução da metodologia PICO e, em seguida, haverá demonstração dos pontos fortes que auxiliam profissionais de saúde, bibliotecários e pesquisadores a identificarem evidências clínicas para revisões sistemáticas.

A apresentação do tema será feita por Anna Carolina Alencar, enfermeira, mestra em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) e responsável pelos treinamentos da Wolters Kluwer Health. Para participar da sessão gratuita, é necessário realizar cadastro no link indicado pela editora. Recomenda-se que os interessados façam a inscrição o quanto antes, pois a lotação será limitada. Os certificados de participação serão emitidos em até 30 dias, após o webinário.

Para quem já utiliza o PICO ou deseja mais informações para se preparar para o seminário on-line, a editora oferece um Centro de Recursos sobre a estratégia.

Conteúdo no Portal de Periódicos Capes - A Wolters Kluwer desenvolveu uma página que centraliza todo o seu conteúdo assinado pela Capes e disponibilizado no Portal de Periódicos. Além desse site, os usuários têm a opção de consultar o conteúdo diretamente na buscar base. Ao pesquisar o termo “Ovid”, aparecem os resultados da editora, que incluem os periódicos e a base de dados Medline. Também é possível acessar as revistas científicas pela opção buscar periódico, a partir da seleção do editor/fornecedor Ovid ou da inserção do nome ou código ISSN do título.

Pela Ovid Collection Journals, os usuários têm acesso a uma ampla coleção de revistas científicas nas áreas de ciências biológicas e ciências da saúde, com foco em medicina, ciência e tecnologia. a plataforma oferece texto completo de artigos, além de imagens, gráficos e outros materiais. A disponibilidade do acervo varia a partir de 1827 até o presente.

A base de dados Medline é reconhecida como uma das fontes primárias de resumos e referências bibliográficas mais abrangentes da literatura biomédica. O recurso engloba informações de diversas fontes de cobertura ligadas a áreas de saúde, ciências biológicas e físicas, humanidades e ciências da informação. Com atualização diária, a ferramenta abrange conteúdos desde 2009 até o ano corrente. Entretanto, para acesso a referências de anos anteriores, o Portal de Periódicos Capes disponibiliza também o Ovid Medline 1946 to Present with Weekly Update.

O conteúdo Ovid faz parte da agenda de treinamentos on-line do Portal de Periódicos. Para verificar a programação, acesse a área de treinamentos ou este link.

Texto e arte: Portal de Periódicos Capes