Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos da UFPA criam aplicativo para auxiliar a população paraense no enfrentamento da Covid-19

• Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2020, 14h34

coronafinder 1

Para auxiliar no combate ao novo coronavírus no estado, um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina da UFPA (Famed/UFPA) criou o aplicativo CoronaFinder PA. Sob orientação da professora Izaura Maria Vallinoto, o aplicativo é uma ferramenta instrucional e socioeducativa voltada à função de contribuir com o enfrentamento da doença e, também, fornecer outra fonte de dados informativos às cidades do Pará. O CoronaFinder PA está disponível na PlayStore para todos os dispositivos Android.

A ideia de criar o CoronaFinder PA surgiu como uma forma de contribuir para a saúde e bem-estar de todos, sem estar necessariamente na linha de frente de combate à pandemia. O aplicativo visa a auxiliar a sociedade nesse período sensível de pandemia e ofertar um suporte multifuncional à população paraense, em especial neste momento de reabertura das atividades, no qual cada vez mais pessoas estão reduzindo as medidas de prevenção.

"O CoronaFinder PA foi pensado para levar orientações e recomendações, de base científica, para a pessoa comum. É papel da universidade estender seu conhecimento acumulado e gerado tanto para a comunidade acadêmica, como para a não acadêmica também. Em especial, nessa época de pandemia, em que são muitas as informações, as quais, muitas vezes, acabam confundindo mais as pessoas", ressalta a orientadora do projeto, Izaura Maria Vallinoto.

O CoronaFinder PA é resultado de um trabalho dos alunos de Medicina Fernando Maia Coutinho, Márcio César Ribeiro Marvão, Talles Levi Pereira Nogueira e Yuri Fadi Geha, e contou com a colaboração do designer Erik da Silva Pereira, aluno de pós-graduação da Universidade Estadual do Pará (UEPA).

"Oferecer aos estudantes a possibilidade de colocar em prática o conhecimento adquirido dentro da sala de aula é de extrema importância, pois é dessa forma que o discente passa a visualizar a aplicação de todo o conhecimento teórico adquirido para solucionar problemas reais com que a pessoa comum convive e não consegue alterar. É papel da universidade capacitar seus estudantes a compreenderem que eles são, com suas formações técnicas, a força motriz para mudar as realidades das pessoas por eles atendidas", destacou a professora Izaura Maria Vallinoto.

Sobre o App – Totalmente gratuito, o CoronaFinder PA oferece informações e conta com uma escala de pontos para os sintomas para orientar os usuários que apresentem sintomas, baseado nas diretrizes e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do governo (em nível federal, estadual e municipal) e de pesquisadores do ramo. Ele também disponibiliza: mapas de risco, distribuição de unidades de saúde na cidade de Belém, tutoriais sobre produção de máscaras caseiras e sua utilização correta, recomendações detalhadas de higienização e prevenção contra a doença.

O App conta com cinco funcionalidades principais. Em uma delas, o usuário poderá avaliar o risco de infecção para Covid-19 por meio da marcação dos sintomas que este apresentar. Após isso, ele será redirecionado a recomendações baseadas nos três possíveis enquadramentos da gravidade do seu caso, que são divididos em: risco leve, moderado e grave. Para cada uma das classificações, serão disponibilizadas dicas e orientações de quando buscar as unidades de saúde, sejam elas Unidades Básica, Unidades de Pronto Atendimento ou hospitais.

Por meio do aplicativo, é possível ainda contar com dicas detalhadas de prevenção no dia a dia, baseadas no cotidiano da população em virtude do novo cenário imposto pela pandemia; verificar mapas de risco e a distribuição das unidades de saúde, sendo esta última, inicialmente, disponível somente à região de Belém; acessar tutoriais de produção de máscaras caseiras e orientação quanto ao seu uso correto e ter contato com conteúdos científicos e pesquisas acadêmicas atreladas de forma didática, para incentivar a maior produção científica, assim como a leitura e a disponibilização de informações pautadas em instituições reconhecidas, para evitar a desinformação e as fake news.

Para baixar o aplicativo, acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo Android.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA.