Página inicial > Ultimas Notícias > Guia disponibiliza orientações para abordagens terapêuticas em pacientes que tiveram Covid-19

• Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2020, 13h46

GUIA FISIOTERAPIA

Professores da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará (FFTO/UFPA) produziram um guia com orientações acerca da abordagem terapêutica individualizada necessária em atenção ao paciente que foi acometido com a Covid-19.  O material é voltado para discentes e profissionais fisioterapeutas e tem o intuito de subsidiar o trabalho destes profissionais com informações para promover melhor assistência ao paciente com limitações oriundas do novo coronavírus Sars-CoV-2. Para acessar o material, clique aqui.

“Pelo tempo da doença no mundo e, mais precisamente, no Brasil, iniciou-se a discussão sobre as limitações apresentadas pelos indivíduos acometidos pela Covid-19. Após verificarmos diversas postagens, lives e entrevistas com visões equivocadas do processo de reabilitação fisioterapêutica nestes indivíduos, decidimos elaborar um material didático como forma de melhor direcionar essa abordagem”, explica o professor Paulo Avila, um dos autores do guia.

O guia apresenta, de forma geral, a Covid-19 e descreve as possíveis consequências respiratórias, musculoesqueléticas, neurológicas e cardiológicas da doença, já registradas na literatura científica. Em seguida, o material orienta parâmetros e metodologias para avaliação detalhada dos pacientes e possibilidades de intervenções fisioterapêuticas conforme cada quadro apresentado, como treinamentos aeróbicos, de força muscular, muscular-inspiratório e neurofuncional.

Para Paulo Avila, é de extrema relevância compartilhar este tipo de conhecimento. “Isso mostra o papel da Universidade no compartilhamento da informação baseada na experimentação científica, na ciência baseada em evidências e na expertise profissional, em tempos de enfrentamento de uma doença ainda pouco conhecida”, finaliza.

Para conferir o guia, acesse aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução do Guia